20 de abril de 2011

CAFÉ DA MANHÃ: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA VALE PERDE DE WO

Ontem (19) acompanhei a audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa do Maranhão. Na pauta das discussões a situação financeira de falência das empresas de construção industrial que trabalham nos canteiros da Vale, com destaque para as do Maranhão e em especial a WO. A extensa e elucidativa audiência  teve início no começo da tarde (15 h) estendo-se até as 22 horas.

A iniciativa foi do Deputado Neto Evangelista e contou com a presença das partes envolvidas, representante do Ministério das Minas e Energias, Delegacia Regional do Trabalho, Sindicato da Construção Civil, Sindicato dos Trabalhadores da Construção no Maranhão e comunitários da área Itaqui-Bacanga em São Luís.

Dos relatos fica a impressão de que a gigante da mineração Vale, não teve argumentos suficientes para contrapor as provas apresentadas pelas empresas de construção industrial. Por outro lado na luta de David contra Golias, a convicção e capacidade de argumentação  dos representantes das empresas contagiou aos presentes.

O deputado José Carlos da Caixa sintetizou o pensamento de todos, ao lapidar de forma pedagógica que quando na sala de aula todos os alunos reclamam do professor, o problema é da didática e por conseqüência do mestre . A Vale insiste em continuar dando nota baixa para as empresas, algumas já beiram a zero.

A Vale nesta audiência perdeu de WO . Estava presente, mas a explanação feita e o relatório apresentado   longe da realidade dos fatos. O representante regional da Vale, José Carlos Sousa teve desempenho fraco. A falta de convicção na defesa deixou a impressão de procrastinação.

Vale também destacar o trabalho do blogueiro Décio Sá, que desde o início vem repercutindo em postagens o descaso da mineradora com as empresas do Maranhão. Custa trabalhar desta forma? Eu respondo que sim e muito caro.



4 comentários:

  1. "No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos".
    Martin King

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:49

    Tu é que pensas, lembra-te da parábola das pegas na areia. Quando pensas que estais sozinho nós de carregamos. Estou preparando postagem com um outro cordel para tanto estou tentando aprender a métrica da liratura. O momento é oportuno, pois até a Globo tem novela. Um abraço e tem calma. a pressa é inimiga da perfeição.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me minha ansiedade.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16:54

    Enedilson eu estou atento e você tem quer ficar também. São situações que com certeza os independentes vão enfrentar. Não nos intimidaremos, fica tranquilo que conovovarei uma reunião para discutir a forma de ação no teu caso. Não podemos tomar atitudes isoladas. Melhor agir e pensar em grupo sem fazer alarde. Um abraço e conta conosco.

    ResponderExcluir