16 de novembro de 2010

SARNEY PLANTA DESTINO PARA COLHER MINISTÉRIO.


A revista ISTO É desta semana, serve-se ao fisiologismo de José Sarney. A matéria assinada por Octávio Costa, atribui erroneamente ao destino o apego de Sarney ao poder. O endereço é Dilma que recebe em audiência nesta quarta-feira Roseana Sarney.

A audiência é precedida de intenso fluxo jornalístico. O objetivo é a volta de Lobão ao Ministério das Minas e Energia. O sonho do Ministério fica a cada dia mais distante. As disputas partidárias e mácula recente dos pretendentes, impedem o avanço das negociações. Roseana não esconde que briga pelo retorno de Lobão.

A filha de Sarney chega a Brasília, portando uma fatura altíssima. A contabilidade eleitoral da presidência, aponta para a prescrição e desencontro entre o valor apresentado e a prestação do serviço. Em política é regra "todo mal pagador é excelente cobrador".

Sarney abana com a matéria de sete vidas e assopra com a ida de Roseana à Dilma.

Cabe a Dilma com ousadia apagar o fogo do destino traiçoeiro, sob pena de prisão desde o incío do mandato.

Na matéria veiculada fica latente o conteúdo da intenção fisiológica. O jornalista confunde vidas com sobrevida. Tivesse leitura apurada encontraria em Maquiavel, a distinção entre destino e oportunismo.

Na obra o florentino luta pela prevalência da vontade interna de mudanças(virtù) contra o destino cego, o acaso ( fortuna ).

Sarney passa longe pelos desejos de mudança, sua biografia é de fazer inveja aos camaleões e cangurus. Mimetismo e saltos acrobáticos são suas etiquetas.

Sempre atento no charco do poder, larga aos fracos no seu fim, enamorando-se do Sapo que tende a Príncipe. Contudo pela peçonha envenena após servir-se do poder.

Geisel, Figueredo, Tancredo, Ulisses, Itamar Franco, Ferenando Henrique Cardoso, Lula com ele já chafurdaram no mesmo pântano, provando do seu veneno.

Dilma pode ser a próxima vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...