20 de outubro de 2010

LOURO BILL E A BLINDAGEM.

Parece filme mais Fernando de Jesus Soares Cutrim ou "Louro Bill", o traficante mais procurado do Maranhão, a semelhança de Billy de Kid o mais célebre bandido do velho oeste, consegue ao ser preso silenciar quase todos jornais, blogs, rádios e televisões.

Não sai uma linha, não se ouve um comentário sobre a ação e prisão deste meliante, que já foi condenado há 12 anos de prisão e em liberdade por força de Habeas corpus 1907/2010, concedido pela Primeira Câmara Criminal por unanimidade, continua a desafiar a Justiça, pondo em risco a vida de milhares de jovens.

Parecem todos anestesiados pelo medo ou seja lá o que for, blindando aquele que é de todos conhecidos na atividade do tráfico de entorpecentes o Sr. Fernando de Jesus Soares Cutrim o "Louro Bill". Nenhum repórter de TV vai a sua cela entrevistá-lo. Nada do famoso bordão "de olho em voce". Fosse um pobre ou inimigo do sistema a festa estava pronta, com direto a cobertura e exposição total.

O acusado é irmão do atual Deputado Raimundo Cutrim, que foi durante os três governos de Roseana Sarney Secretário de Segurança Publica. Cutrim entrou com a disposição de combater o Crime Organizado, prendendo de saída o homem de ouro da polícia na época o Delegado Luís Moura. Passaram-se os anos Cutrim entrou para a política e caminhou para o sistema de dois pesos e suas medidas, que tem como regra a máxima"para os inimigos os rigores da lei, para os amigos os favores da lei". Cutrim Pureza converteu-se em Cutrim Malvadeza conseguindo a proeza de na última eleição ser o segundo mais votado, sabe-se lá o que o Sistema de Segurança tenha se convertido, para a obtenção deste resultado.

Ao sucesso de Cutrim na política seguia-se o de "Louro Bill" no tráfico de entorpecentes, quem comprava drogas de "Bill" tinha selo de garantia e certificado contra flagrante. O negócio prosperou, criando em São Luís a famosa "Faixa do Tráfico", que saindo da Areinha para o Bairro de Fátima, alcança a Cambôa e desemboca no Barreto. Tudo era feito sem que nenhuma Operação Policial do Estado coibisse a atividade criminosa, "eis que um fato inusitado" acontece. A velha e aguerrida Polícia Federal entra no circuito, acabando com o festival de impunidades e para tanto, através de meticulosa investigação, pautada dentro do procedimento ditado na lei, prende "Louro Bill".

Com a prisão de "Bill" em agosto de 2008 por tráfico de drogas e associação para o tráfico, o inquérito foi instaurado, remetido a justiça com denúncia sendo recebida pelo Ministério Público. Segui-se a tramitação com a defesa prévia, ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, vieram as alegações finais e sentença condenando o acusado em 12 anos de reclusão.

O acusado como um direito que lhe assiste, recorreu da sentença já em liberdade, tendo agora incidido mais uma vez em crime de porte de arma, mostrando desrespeito a justiça e sentimento de impunidade. Este sentimento é de toda a família dos Cutrins, prova é que na semana passada um outro irmão do ex-Secretário, conhecido como "Marreco Cutrim", foi preso traficando animais silvestres do interior para São Luís, em carro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

A imprensa Maranhense se está cega, muda e surda para os crime dos Cutrins, mas a Justiça não. A ação do Ministério Público com o pedido de Prisão Preventiva assinado pelo promotor Ednardo Marques e acolhido pelo juiz Luís Carlos Dutra dos Santos, ambos da Nona Vara Criminal da Comarca de São Luís, é prova do dito e escrito.

Por incrível que pareça o Deputado Cutrim é aposentado como Delegado da Polícia Federal, chegou a Secretaria de Segurança para combater e não estimular o crime, mas a política o fez perder os limites, demonstrando mais uma vez, que não se pode colocar a polícia serviço da política.

A polícia a serviço dos políticos nasceu com as milícias, todos os melicianos eram meliantes. Esta origem podre que vez por outra a imprensa maranhense expõe suas fraturas, ganhou força no Maranhão deste os tempos idos e alcançou seu apogeu com Vitorino Freire, revitalizando-se com o Sarney e persistindo até hoje com a sua filha Roseana Sarney.

A blindagem da Imprensa não impede a ação da Justiça, quanto ao ex-Secretário e atual Deputado Raimundo Cutrim seu destino é escutar de Luís Moura o mesmo que na Revolução Francesa Robespierre escutou de Danton a caminho da guilhotina "Tu vais me seguir Robespierre".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...