19 de outubro de 2010

A CRUZ MAIS PESADA DO MUNDO:

A população de Primeira Cruz comemorou neste sábado último Aniversário da Cidade. O prefeito Sergio Albuquerque não compareceu. O Município é um destes tantos feudos encravado nos grotões de pobreza, governados por filhos, netos e bisnetos de ex-prefeitos, Deputados e governadores, que se sucedem nas prefeituras ao longo dos anos, tendo como programa de governo as brigas da paróquia.

Poucos são os que nasceram e moram no Município, alguns como Rômulo Trovão sobrinho de Ricardo Murad, governava Coroatá de São Paulo, outros passam mais tempo gozando dos prazeres na Ilha de São Luís do que nos Municípios, retornando de dez em dez dias para maquiarem as administrações e saquearem os cofres municipais.

Felizmente o Maranhão é um Estado rico como disse Flávio Dino, pobre são os administradores em mentalidade, pois nada justifica que Primeira Cruz, Morros, Icatu, Humberto de Campos, Axixá, Barreirinhas tenham índices de desemprego, analfabetismo, mortalidade infantil e de miséria tão alto. O descalabro nas áreas de saneamento básico e infra estrutura, é outro item a prejudicar a indústria do turismo na região.

Alguns destes Prefeitos acompanhei o nascer político, hoje todos atrelados ao sarneismo por processo osmótico ou por consangüinidade. Nenhum escapou do modelo clientelista, fisiológico e paternalista . Sônia Campos de Axixá chegou a ser presa na "Operação Rapina", voltando a Prefeitura sob a proteção do Deputado Sarney Filho. Albérico Filho de Barreirinha sobrinho do Senador Sarney, usurpou de Miltinho a Prefeitura de Barreirinhas e nada fez que justificasse a mudança. Juarez Lima príncipe na oposição hoje é vassalo e cortesão neste processo.

Distantes dos Municípios na forma geográfica, histórica e física deveriam ser punidos pela Federação dos Municípios do Maranhão. Sugiro a um Deputado que tenha coragem,elaborar projeto de lei, que a exemplo da Lei Orgânica da Magistratura (LOMAN) exija a permanência do Prefeito na Comarca nos dias úteis.

Cristo ressuscitando ao tomar conhecimento da existência de Primeira Cruz, vendo a miséria e pobreza daquele povo, haverá de dizer ser esta a cruz mais pesada do mundo.

3 comentários:

  1. Anônimo13:00

    fala parceiro, prenderam o Louro Bill de novo, quero te mandar umas fotos em primeira mao, manda email pra lobofuleiro@hotmail.com. Só vai pra vc, se me responderes ateh de tarde.

    Te conheci em Pinheiro na eleição e admiro seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:07

    Anônimo vou falar com o Jurandir que administra o blog agora para emeiar para vc. Muito obrigado pelo reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13:42

    Anônimo, já enviei o meu email para vc
    Quem quiser manda alguma noticia manda para o email
    cesar.bello.slz@hotmail.com

    ResponderExcluir