29 de agosto de 2010

PARA ALÉM DO BEM E DO MAL: IBOPE E BOPE.

Após a divulgação das pesquisas para o governo no Maranhão, o IBOPE incomodado com a descrença geral, contra-ataca nas de Senador, usando a técnica da Validação.

Validação é um instrumento da lógica, que teve como precursor o filósofo Aristóteles século IV ,antes de Cristo.Preocupado o pragmático "estagirita", com os meandros do raciocínio humano, buscando identificar as falhas na nossa percepção, elaborou uma metodologia rígida para identificar argumentos certos e errados e as interferências no raciocínio, validando o pensamento organizado.

"Mutatis mutandis"(mudando o que deve ser mudado), a ciência lógica avançou do binário( verdadeiro e falso ), para tautológico (aquele raciocínio cujas sentenças são sempre verdadeiras), à forma difusa, onde os opostos podem coexistir.É este o ponto que os espertalhões trabalham, posto que tomam por base informações imperfeitas.

A lógica de Fuzzy(Difusa) trabalha com o raciocínio de aproximação de possibilidades, sendo mais flexível do que a técnica de probabilidades. É esta fundamentação,para ao validarmos a indefinição de 65% dos eleitores para o Senado, inconscientemente validamos por aproximação 0s 50% da Sarney para o Governo. Sutil e bem elaborada é percebida por poucos, apenas aqueles que fazem a leitura do velado na informação, conseguem desarticular o objetivo da trama.

A contradição e intenção das pesquisas, são percebidas como a clareza do sol. Ambas as eleições são majoritárias (Governador e Senador), com a pluralidade de candidatos. Os índices de indefinição tem parâmetros extremos( 11% para a eleição de Governador e 65% para a de Senador ). O que se define é o achatamento de um (Dino de 18 para 13%), a estagnção de outro(Jackson em 25%) e a aproximação dos 50%, leia-se primeiro turno da outra(a Sarney de 44 para 47%) . Ademais, não publicar as estatísticas com a probabilidade do segundo turno, deixa claro a intenção de arrastar como unica, a possibilidade de definição das eleições de Governador no primeiro turno.

O IBOPE é para a Sarney uma arma, tal qual o BOPE para a Polícia, com regras rígidas de eliminação, que embora fundado na lei age a margem desta. Ainda bem que existem os que pensam como o"dinamite"(Friedrich Nietzsche) para além do bem e do mal.

5 comentários:

  1. MUITO BM O O POST. PENA QUE A MAIORIA ESMAGADORA DOS ELEITORES NÃO ENTENDERÃO. MAS É PRA ISSO QUE EXISTEM AS PESSOAS MAIS ESCLARECIDAS E QUE ESTÃO A SERVIÇO DO BEM. PARA PERCEBER AS TRAMÓIAS DESSA CURRIOLA QUE TENTA CONTINUAR NO PODER E ECOAR PARA O RESTANTE DOS MARANHENSES!
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:53

    Jean, o objetivo do blog é esse mesmo e não a notoriedade barata. Tenho orgulho de lhe ter como seguidor. Na próxima semana vou ter uma reunião com o administrador do Blog, no sentido de me capacitar nas técnicas de uso, neste momento serei seu seguidor. Jean é esta corrente que tem de existir para além do bem e do mal.Um abraço e um ótimo domingo para ti e família.

    ResponderExcluir
  3. nayara18:23

    Concordo Cesar.!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16:15

    O IBOPE que pegar os i-bobos. I nojento!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:56

    E o BOPE, pega quem.Um abraço.

    ResponderExcluir