24 de julho de 2025

"ALÉM DE ENTREGAR OBRAS E SERVIÇOS ESTAMOS COMBATENDO A FOME", AFIRMA ORLEANS BRANDÃO

 O combate à extrema pobreza no Maranhão é uma das prioridades do Governo do Estado, que está interiorizando o programa Maranhão Livre da Fome. Nesta quarta-feira (23), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi a quatro municípios fazer a entrega dos cartões que garantirão transferência de renda, capacitação e assistência à saúde a 3.367 famílias beneficiadas em Mata Roma, Anapurus, São Benedito do Rio Preto e Belágua.




“Além de grandes investimentos que o governo Carlos Brandão tem feito em todos os 217 municípios, era preciso resgatar cerca de 500 mil pessoas que ainda estão na extrema pobreza e acabar com a fome no Maranhão. E é isso que estamos fazendo com o Maranhão Livre da Fome, esse programa que além de transferir renda, ainda vai dar assistência à saúde e capacitar as pessoas para que elas tenham oportunidade no mercado de trabalho”, destacou Orleans Brandão.





Em Mata Roma, ao lado do prefeito Besaliel Freitas Albuquerque e da primeira-dama e secretária de Assistência Social Nicinha Lessa, Orleans coordenou a entrega de cartões do Maranhão Livre da Fome, onde 950 pessoas e suas famílias foram beneficiadas. “Terão a garantia de R$200,00 por mês e mais R$ 50,00 por filho menor de seis anos, para comprar alimentos e incrementar a economia do município em R$ 230 mil por mês. Além disso, terão atendimento odontológico e oftalmológico, e capacitação para que possam ter acesso ao emprego”, declarou o secretário de Assuntos Municipalistas.





O programa também chegou a Anapurus, onde foram entregues os cartões a 878 beneficiários, que ao usarem o crédito mensal na compra de alimentos vão injetar cerca de R$ 200 mil por mês na economia do município, gerando emprego e renda. “Em Colinas, depois de entregar obras de infraestrutura, abastecimento d’água e educação, o governador ouviu de uma senhora que, embora ele estivesse trabalhando muito pelo Maranhão, ainda faltava comida na mesa dela, e oportunidade de trabalho. E foi pensando em pessoas como ela que idealizamos o programa Maranhão Livre da Fome, para resgatar da pobreza extrema quem ainda precisa do apoio do Estado”, contou Orleans Brandão, ao lado do prefeito Tânios Lima. 




Em São Benedito do Rio Preto, mais 1.063 famílias beneficiadas pelo Maranhão Livre da Fome. “Agradecemos o apoio do prefeito Wallas Rocha e de toda a sua equipe, pois sem a parceria dos municípios não conseguiríamos tirar esse programa do papel e chegar às pessoas que ainda passam fome em nosso estado”, destacou Orleans Brandão.





 “Orleans é um grande secretário que a cada dia nos surpreende, mostrando sua força, competência e jeito de atender, com olhar especial para os menos favorecidos. Com gratidão reafirmo nossa parceria para que os investimentos estaduais continuem chegando para desenvolver São Benedito”, declarou Wallas Rocha.


Orleans encerrou a primeira agenda de entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome no interior em Belágua, atendendo 475 famílias. O prefeito Neném Pontes destacou a importância do programa: 

“Pavimentação asfáltica, reforma de escolas, construção de hospitais, praças e abastecimento de água. Todas as obras que temos recebido do Governo do Estado são importantes, mas combater a fome é o maior investimento, e é isso que a nossa parceria está fazendo. Por isso, agradecemos em nome 

22 de julho de 2025

"ARROZ DE ELEIÇÃO OU CONVERSA DE BOTEQUIM" ? LHAÉSIO BOMFIM E ROBERTO ROCHA EM DISCUSSÃO SOBRE O "SEXO DOS ANJOS" NAS ELEIÇÕES DO GOVERNO EM 2026



Lhásio Bomfim/ Roberto Rocha ambos caracterizados com "arroz de eleições" - aqueles que só servem para acompanhar os "proteínas" da disputa - em almoço divulgado nesta segunda-feira discutiram sobre "sexo dos anjos".

Roberto quer a "cabeça" da chapa - posição de governador na disputa - para manter-se em evidência nas esferas do poder/ negociar no momento oportuno as "raspas do prato principal"/ ou seja da eleição para o governo/ 2026.

Lháesio cuja origem foi como a maioria na proveta do "sarneísmo"/ usa o "contraponto" como "novo" para manutenção do espaço político de oposição/ sem a pretenção de negociação antes/ durante as eleições governamentais maranhenses/ 2026.


  

 

21 de julho de 2025

BRANDÃO ENTREGA 71 NOVAS AMBULÃNCIAS E 40 VIATURAS PARA SEGURANÇA

 Mais um marco nas ações municipalistas do Governo do Maranhão foi celebrado nesta segunda-feira (21) pelo governador Carlos Brandão. Em solenidade realizada no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, foram entregues 71 novas ambulâncias, que serão destinadas a hospitais municipais, estaduais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também foram entregues 40 novas viaturas para reforçar o trabalho da Polícia Militar (PMMA) no interior do estado





Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou que está recebendo todos os prefeitos e prefeitas em seu gabinete para ouvir as demandas de cada município. Este ano já foram recebidos 138 gestores municipais. “Durante nossas conversas identificamos essa demanda por novas ambulâncias e viaturas e estamos hoje fazendo as primeiras entregas. Todas as prefeituras irão receber pelo menos uma nova ambulância, de acordo com o tamanho e a demanda. Todos os prefeitos que estão sendo recebidos estão sendo atendidos. Além das ambulâncias e das viaturas, estamos levando obras e outros benefícios que estão sendo solicitados ”, declarou o governador.



Brandão também anunciou outras entregas que serão feitas aos municípios em breve. “Iremos entregar em breve veículos para uso na educação e nas ações de assistência social e, ainda este ano, iremos iniciar o maior programa de pavimentação municipal já executado pelo governo do Estado. Serão 500 quilômetros de novo asfalto, que beneficiarão todos os 217 municípios”, informou.




Além de fortalecer a parceria com as prefeituras, o Governo do Maranhão também vai estreitar o trabalho com as câmaras municipais, por meio da entrega de uma caminhonete cabine dupla para cada casa legislativa das cidades, para que os vereadores possam fazer o atendimento nas comunidades.

Reforço na saúde dos municípios

Com a entrega desta segunda-feira, sobe para 167 o número de ambulâncias entregues apenas este ano pela gestão estadual, ampliando a estrutura para transporte dos pacientes no estado. Até o final deste ano, a meta do Governo do Maranhão é entregar um total de 280 ambulâncias. Dos veículos entregues hoje, 48 serão destinados a unidades de saúde municipais, e os outros 23 para a rede estadual de saúde, incluindo hospitais e UPAs.

Esses veículos são do modelo de Suporte Básico Tipo B, ou seja, são equipados com uma variedade de equipamentos médicos, como cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Isso possibilita cuidados médicos de emergência necessários para atender pacientes de alto risco no transporte intra-hospitalar ou mesmo em caso de resgate pré-hospitalar.

Reforço para o policiamento ostensivo

O trabalho da Polícia Militar também foi reforçado com as ações desta segunda-feira. As 40 viaturas entregues são caminhonetes modelo S10 e Ranger, com compartimento para detidos e adaptadas para o trabalho de policiamento ostensivo da Polícia Militar. O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que os diversos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no sistema de segurança pública tem se refletido de forma positiva na constante queda dos índices de criminalidade.

“O Maranhão tem, atualmente, a segunda melhor segurança pública do Nordeste. No primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado, tivemos queda de 20% nos casos de latrocínio e 6% nos casos de homicídio. Também reduzimos os crimes patrimoniais como assalto a banco, comércios e transeuntes. E vamos seguir trabalhando para reduzir ainda mais e dar mais tranquilidade à população maranhense ”, comentou o secretário.

Também presente na solenidade de entrega das viaturas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pitágoras Nunes, reforçou que os investimentos para ampliar e modernizar a frota das forças de segurança contribui diretamente para a melhoria das condições de trabalho da corporação e impactam no resultado para a sociedade.

Também presente na solenidade de entrega das viaturas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pitágoras Nunes, reforçou que os investimentos para ampliar e modernizar a frota das forças de segurança contribui diretamente para a melhoria das condições de trabalho da corporação e impactam no resultado para a sociedade.

De 2022 até agora, a frota policial no Maranhão foi reforçada, com cerca de 800 viaturas direcionadas para o trabalho da Polícia Civil, PolíciaMilitar, Perícia Oficial, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo.

Municípios que receberão viaturas para reforço da PMMA:
1. Água Doce do Maranhão
2. Alto Parnaíba
3. Arame
4. Barão de Grajaú
5. Barreirinhas
6. Benedito Leite
7. Bom Jesus da Selvas
8. Cajari
9. Campestre do Maranhão
10. Carolina
11. Davinópolis
12. Dom Pedro
13. Esperantinópolis
14. Feira Nova do Maranhão
15. Formosa da Serra Negra
16. Fortaleza dos Nogueiras
17. Fortuna
18. Guimarães
19. Humberto de Campos
20. Joselândia
21. Lago da Pedra
22. Lago Verde
23. Loreto
24. Matinha
25. Matões
26. Nova Colinas
27. Paço do Lumiar
28. Penalva
29. Peri Mirim
30. Ribeirãozinho do Maranhão
31. Rosário
32. Sambaíba
33. Santa Helena
34. Santa Inês
35. Santa Luzia
36. São Domingos do Azeitão
37. São Félix de Balsas
38. São João do Paraíso
39. Turiaçu
40. Urbano Santos

Relação dos municípios que receberam as 48 ambulâncias:
1. Alto Alegre do Pindaré
2. Amapá do Maranhão
3. Amarante do Maranhão
4. Anajatuba
5. Anapurus
6. Apicum-Açu
7. Arame
8. Bacurituba
9. Bom Lugar
10. Buriti
11. Buriticupu
12. Buritirana
13. Campestre do Maranhão
14. Cantanhede
15. Cidelândia
16. Conceição do Lago Açu
17. Cururupu
18. Davinópolis
19. Esperantinópolis
20. Estreito
21. Fortuna
22. Guimarães
23. Igarapé do Meio
24. Itinga do Maranhão
25. Joselândia
26. Matões
27. Monção
28. Montes Altos
29. Palmeirândia
30. Pedro do Rosário
31. Peri Mirim
32. Pinheiro
33. Porto Franco
34. Ribamar Fiquene
35. Ribeirãozinho do Maranhão
36. Santa Helena
37. Santa Inês
38. São Francisco do Brejão
39. São Francisco do Maranhão
40. São João do Paraíso
41. São Pedro da Água Branca
42. Senador La Rocque
43. Serrano do Maranhão
44. Sítio Novo
45. Turilândia
46. Tutóia
47. Vila Nova dos Martírios
48. Vitória do Mearim

Relação das 23 ambulâncias para a rede estadual:
1. Hospital Aquiles Lisboa (São Luís)
2. Hospital de Oncologia do Maranhão (São Luís) 
3. Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (São Luís)
4. Hospital Dr. Genésio Rêgo (São Luís) 
5. Hospital Geral da Vila Luizão (São Luís)
6. Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (São Luís)
7. Hospital Regional Nina Rodrigues (São Luís)
8. Unidade de Pronto Atendimento do Vinhais (São Luís)
9. Unidade de Pronto Atendimento Itaqui-Bacanga (São Luís)
10. Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto (Imperatriz) 
11. Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias)
12. Hospital Regional de Monção
13. Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá Enfermeira Francisca Melo
14. Hospital Regional de Morros 
15. Hospital Regional de Carutapera
16. Hospital Regional Adélia Matos Fonseca (Itapecuru)
17. Hospital Regional Dr. Kleber Carvalho Branco (Pedreiras) 
18. Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos (Bacabal)
19. Hospital de Urgência e Emergência (Presidente Dutra) 
20. Hospital Regional de Barreirinhas
21. Unidade de Pronto Atendimento de Codó
22. Unidade de Pronto Atendimento de Timon
23. Unidade de Pronto Atendimento de São João dos Patos.

18 de julho de 2025

FEDERAÇÃO UNIÃO PROGRESSISTA DECLARA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE ORLEANS BRANDÃO




Em um forte ato político realizado nesta sexta-feira (18) em São Luís, o União Brasil e o PP declararam apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao governo do Maranhão nas eleições de 2026. No evento que consolida a adesão da Federação União Progressista (União/PP), as lideranças destacaram a unidade do grupo e a parceria com os municípios como fundamentais para o processo de desenvolvimento do Maranhão.



“O União Brasil tem hoje 1.400 prefeitos, 7 mil vereadores, sete governadores e mais de 120 deputados. E esta é a primeira pré-candidatura a governador que declaramos apoio, por acreditar na continuidade de uma gestão que tem apresentado resultados muito positivos para a população”, declarou Antônio de Rueda, presidente nacional da legenda.



Em nome do PP, o deputado André Fufuca ressaltou que seu partido está na base liderada pelo governador Carlos Brandão desde 2022, e apoiará a pré-candidatura de Orleans Brandão pela continuidade de um governo que está dando certo.



“Estamos aqui hoje para reafirmar que acreditamos no governo Brandão e em Orleans Brandão, que tem diálogo e compromisso com o povo do Maranhão”, afirmou André Fufuca.


Agradecendo a presença de líderes políticos de todo o Maranhão, Orleans Brandão disse que a união do grupo e o diálogo permanente têm fortalecido a sua atuação em prol dos maranhenses. 


“Fico muito feliz em ver que continuamos unidos como sempre estivemos, desde 2022. Com os deputados Pedro Lucas, Amanda Gentil e André Fufuca, o deputado Neto Evangelista e todos os prefeitos e vereadores, que todos os dias nos ajudam a transformar este estado. Temos um time forte, unido, que sabe somar esforços e trabalhar pelo Maranhão”, afirmou.


A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, também justificou o apoio do seu grupo político à pré-candidatura de Orleans Brandão. “Ele está todos os dias ao lado do governador Carlos Brandão, superando as dificuldades e as perseguições, propondo soluções, acolhendo a todos e trabalhando pelo povo do Maranhão. É o homem do diálogo, que respeita o povo e a classe política, porque nós somos os representantes da população e temos que ser respeitados”, enfatizou ela.


A declaração de apoio do União Brasil fortalece ainda mais a pré-candidatura de Orleans Brandão, que segue recebendo adesões das mais expressivas lideranças políticas do estado, e crescendo nas intenções de voto por todo o Maranhão.

17 de julho de 2025

IRACEMA REBATE AFIRMAÇÕES DA OPOSIÇÃO SOBRE PROBLEMAS ENTRE O GOVERNO BRANDÃO E O GOVERNO FEDERAL

 A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), enfatizou o perfil pacifista do governador Carlos Brandão (PSB), ao rebater afirmações infundadas da oposição sobre problemas com o governo federal. “O governador Brandão é pacificador, prega unidade e parceria. Há é uma tentativa de afastar o governador do governo federal, de criar um imbróglio”, observou durante entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, nesta quinta-feira (17).



Iracema Vale destacou que essa abertura ao diálogo pode ser vista no trabalho que o governador vem realizando no estado. “Ele atende todos os 217 municípios do Maranhão, indistintamente”, afirmou, em conversa com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca.



A chefe do Legislativo também comentou sobre a possibilidade de recomposição do grupo governista com os que se dizem dinistas oposicionistas. “Na política, tudo é possível. A política é a arte do diálogo e o governador Carlos Brandão dialoga bem com todos. E nunca partiu do governador uma fala agressiva”, declarou.



TCE-MA

Na entrevista, a presidente da Alema também falou sobre as ações que se arrastam no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a escolha de dois novos membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). “O que está havendo é uma politização de um problema que se iniciou técnico”. 


Iracema Vale reforçou que a Assembleia já cumpriu todas as exigências feitas pela Corte Suprema do país e que há pareceres favoráveis à Alema da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria Geral da República (PGR).


Assinalou, ainda, que o próprio partido Solidariedade, autor das ações, já reconheceu que foram seguidos todos os trâmites, sendo que neste mês o PCdoB entrou com pedido para atuar como amicus curiae na ação, tendo sido desautorizado pela Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), integrada pela legenda comunista, Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV). 


“A gente espera que termine o mais rápido possível, aguarda que a Justiça dê uma decisão. O povo do Maranhão tem pressa”, disse, ressaltando que o TCE-MA, por ser um órgão fiscalizador e orientador, não pode ficar com a composição desfalcada.

INTROMISSÃO DE TRUMP GARANTE A REELEIÇÃO DE LULA MESTRE DAS OPORTUNIDADES POLÍTICAS : NO MARANHÃO FALTA ESTRATÉGIA PARA MOBILIZAR A POPULAÇÃO CONTRA OS "AMIGOS DO SUPREMO" QUE HÁ DOIS ANOS INSISTEM EM TENTAR UTILIZAR A JUSTIÇA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAGEM/ JURIDICALHA PROVINCIANA

 Depois da intromissão de Trump de tarifar em 50% dos produtos brasileiros nos EUA/ o presidente brasileiro Luis Inácio da Silva/ o Lula atestou ser o mestre das oportunidades políticas, revertendo  o desempenho eleitoral, distanciando-se dos principais opositores como demonstram as atuais pesquisas.




O que Lula fez para encarnar no espírito do povo a soberania nacional contra a intromissão internacional de Trump? Com a mesma linguagem clara/ compreensiva/ humorada/ virulenta/ inteligente trabalhou o inconsciente coletivo/ atrelando à própria imagem de "guerreiro do povo brasileiro".     

Embora as pesquisas atestem em  54% a percepção popular da suposta intromissão jurídica na política do Maranhão/  falta estratégia de marketing contra os "amigos do supremo"/ que insistem sem sucesso há dois anos em tentar utilizar a Justiça como instrumento de politicagem/ juridicalha provinciana. 




É preciso catalisar a percepção de 54% da população, segundo pesquisa Econométrica : "Dino ainda faz política partidária no Maranhão"/ para desmobilizar as supostas tentativas de utilização do STF/ como "Guardião" dos "órfãos de Dino"/ em prejuízo da fiscalização pelo TC-MA das contas dos municípios.

É importante esclarecer aos maranhenses que a suposta atitude de "travar" nomeações de 2 - em breve 4 -  Conselheiros do TCE-MA - motivadas por aposentadorias/ implicaria em consequências administrativas/ financeiras com a redução de quase 50 % da produção em quadro funcional de 7 Conselheiros. 

Quantos projetos de vital importância dos 217 municípios foram repovados em razão da falta de orientação/ que o TCE-MA faz com o quadro funcional reduzido ? Qual o montante de recursos perdidos na Saúde/ Educação/ Segurança Pública/ Infra-Estrutura ? É dessa forma : mostrar o bolso com língua - liso.




QUEM SÃO OS "AMIGOS DA ONÇA" NO MARANHÃO ? MÁRCIO JERRY REPUGNANTE "BARRIL DE CONTRADIÇÕES" DETONA INTROMISSÃO DE TRUMP NO PODER JUDICIÁRIO/ EXECUTIVO DO BRASIL MAS NÃO É O MESMO PALADINO QUANDO "AMEAÇA COM O SUPREMO" A FEDERAÇÃO DE PARTIDOS QUE SE OPÕE AO PC DO B FANTASIADO DE "AMIGO DA CAUSA" COMO INSTRUMENTO DE OBSTRUÇÃO AS NOMEAÇÕES DO TCE NO ESTADO

 Dois caçadores conversam em seu acampamento:

— O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
— Ora, dava um tiro nela.
— Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
— Bom, então eu matava ela com meu facão.
— E se você estivesse sem o facão?
— Apanhava um pedaço de pau.
— E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
— Subiria na árvore mais próxima!
— E se não tivesse nenhuma árvore?
— Sairia correndo.
— E se você estivesse paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, retruca:
— Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?

Desde então, a pessoa que se diz amiga – mas, coloca o outro em situações constrangedoras, torce contra e faz fofocas em rodas de conversas – é um verdadeiro ‘Amigo da Onça!



IMPERATRIZ COMEMORA 173 ANOS RECEBENDO OBRAS ESTADUAIS

Ao completar 173 anos, Imperatriz foi presenteada com a entrega de obras e assinatura de ordens de serviços que vão totalizar mais de 30 obras do Governo do Estado no município. Ao lado do prefeito Rildo Amaral e outras autoridades estaduais e federais, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou a importância do trabalho em parceria para que a cidade tenha desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população.





“Estamos trabalhando por todo o Maranhão, e Imperatriz tem merecido especial atenção do governador Carlos Brandão e de toda a sua equipe. Temos vindo aqui todo mês, para conversar com as pessoas e ouvir o prefeito Rildo, por isso tanta coisa boa está acontecendo nesta cidade. Imperatriz está mais bonita, mais asfaltada, mais iluminada e com as políticas públicas chegando a quem mais precisa”, enfatizou Orleans Brandão, no segundo dia da comemoração pelo aniversário do município.



Ao agradecer a parceria dos deputados estaduais, do deputado federal JP, da senadora Eliziane Gama, do ministro André Fufuca, presentes nas festividades de Imperatriz, o secretário de Assuntos Municipalistas citou as inúmeras obras já entregues, as que estão em andamento ou serão iniciadas agora, em áreas importantes como saúde, educação, segurança e infraestrutura. 



“Já temos aqui um Restaurante Popular, mas vamos instalar outros dois nos bairros Bacuri e Parque Alvorada. Reinauguramos escolas totalmente reformadas e o Hospital de Alta Complexidade está em fase final. Com o apoio dos nossos parlamentares, várias ruas e avenidas estão recebendo asfalto e autorizamos mais obras de pavimentação asfáltica e drenagem. Autorizamos ainda a construção de praça, creche com 12 salas, UBS, e um novo posto policial. Estamos focados em trazer cada vez mais investimentos para ajudar o prefeito Rildo Amaral a transformar Imperatriz na cidade que a população espera”, concluiu.


Rildo Amaral agradeceu por todo o apoio que tem recebido do governo Carlos Brandão, destacando o papel de interlocutor dos prefeitos desempenhado pelo secretário de Assuntos Municipalistas: “Orleans é aquele que liga para saber das necessidades da nossa população, que está sempre presente em Imperatriz, mostrando que política se faz com diálogo e respeito às pessoas”.

16 de julho de 2025

NO SEGUNDO DIA , TRANSFORMAR JUNTOS INTENSIFICA SOLUÇÕES PARA MUNICÍPIOS, COM DESTAQUE PARA ECONOMIA CIRCULAR, EMPREENDEDORISMO RURAL E TERRITORIAL

 





Evento, que segue até às 18h de hoje, está marcado por encontros técnicos, palestras e paineis com especialistas nos mais diversos temas, alinhados com a COP30.


Público acompanha atividades do segundo dia do Transformar Juntos



Com uma programação alinhada à COP30 e em soluções inovadoras, sustentáveis e criativas para os municípios, o Transformar Juntos chega ao segundo dia, garantindo cerca de 20 atividades, entre os quais encontros técnicos, painéis e palestras.

Na abertura do dia, o antropólogo Santiago Uribe, abordou o tema "Caso de Medellín: cidade inovadora, modelo de transformação urbana, tecnológica e cultural", mostrando estratégias de uso do potencial humano e cultural para transformar e impactar territórios criativos e empreendedores.


Santiago Uribe profere palestra sobre impactos da cultura para fortalecer territórios criativos e inteligentes



“Há 30 anos, Medellín declarou que desejava ser a cidade mais inovadora do mundo - e conseguiu. Agora, afirma que quer ser a capital da inteligência artificial. E vão realizar, porque o povo é capaz; eles acreditam. E isso se baseia em três pontos muito simples: usar a inovação para desenvolver soluções para os desafios da cidade; usar a inovação para conectar a cidade com o mundo, por fim, promover negócios de alto impacto, que gerem valor social, riqueza e valor público”, disse ele, concluindo com um chamamento: "Finalizo dizendo que o coração da inovação está no conhecimento dos cidadãos e nas experiências de vida de cada um deles. É isso que transforma uma cidade", assinalou ele.

À tarde, Uribe ministra a Oficina inovar e desenvolver caminhos colaborativos para um novo olhar sobre o território, na Sala 4, do Multicenter.

Encontro reúne secretários municipais de Agricultura do Maranhão

Em uma amostra de que promove o desenvolvimento rural exige união e esforços comuns, o Transformar Juntos também foi realizado no Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Maranhão, com a presença de mais de 60 municípios. O Encontro trouxe informações sobre a equivalência entre os sistemas de inspeção municipal e federal, em palestra ministrada por Roberto Carlos Arruda, auditor do Ministério da Agricultura e Pesca. Ele reforça o papel do sistema, especialmente nos processos de marketing, trazendo orientações práticas sobre os sistemas.

Durante o encontro, foi realizado o painel com relatos de experiências das prefeituras de Maracaçumé e São Luís, mediado por Maurício Lima, com a participação das secretárias Franciangela Santos e Alessandra Pontes, além de Carlos Antônio Feitosa, vice-presidente do SENAR/MA.

“Um evento como esse agrega para o município e a secretaria, com muito conhecimento e oportunidades. Então, para todos os aspectos da Secretaria de Agricultura, eu vou ter a oportunidade de estar melhorando e levando o desenvolvimento para o meu município. A gente pode dizer que participando do Transformar Junto estamos buscando transformações para levar para o município”, disse Franciangela Santos.


Encontro de Catadores

Na Arena Cidades e Negócios Inteligentes, o tema da economia circular esteve em pauta. Logo cedo, foi realizada a abertura do Encontro Estadual de Catadores (que segue até às 18h), com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), do Sebrae e de catadores de diversas regiões do Maranhão. Marilena Vieira, catadora de materiais recicláveis e liderança da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Coroatá (COOPERMAR), agradeceu a parceria do Sebrae com a organização.


Encontro de Catadores promove troca de experiências, discutindo políticas e iniciativas de apoio ao setor




“Reconhecemos o valor da luta dos catadores e a importância do apoio do Sebrae nessa caminhada. Acreditamos que, com essa parceria, poderemos conquistar avanços significativos para a nossa categoria. Agradecemos a oportunidade de compartilhar nossas reflexões e também pela homenagem recebida, que representa um reconhecimento importante para todos nós.

Marilena Vieira, liderança da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Coroatá (COOPERMAR)




Durante a tarde, nos mais diversos espaços do Transformar Juntos, serão realizados painéis, workshops e palestras sobre temas variados, como compras públicas, proteção de dados para cidades inteligentes, abordagem ativa e ecossistemas de inovação, ESG, sessões de pitch com soluções inovadoras para cidades inovadoras e dos encontros técnicos, Encontros de Laboratórios de Inovação do Maranhão e o Encontro de Atores de desenvolvimento do Sebrae MA.

“Nesta edição do Transformar Juntos, estamos alcançando objetivos importantes, trazendo para o nosso empreendedor, para os municípios e a gestão pública, soluções que, de fato, podem contribuir e impactar o processo de transformação que todos desejamos”, assinalou o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Parceiros - O Transformar Juntos segue até esta quarta-feira (16), com a correalização do Governo do Estado e conta com a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Sistema Fiema, Faema/Senar, como parceiros da edição 2025.





15 de julho de 2025

PC DO B É DESAUTORIZADO PELA POR FEDERAÇÃO A ATUAR COMO AMICUS CURIAE EM AÇÃO SOBRE VAGA DO TCE-MA

O PCdoB foi desautorizado pela Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), integrada pela legenda comunista, Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV), a ingressar para atuar como amicus curiae na ADI n° 7780, que questiona procedimentos na indicação para vaga de  conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA). A informação consta de manifestação encaminhada nesta terça-feira (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

  

“A Federação constitui uma entidade única, com atuação parlamentar e processual unificada, nos termos da legislação vigente, o que torna ilegítima e inadmissível a atuação isolada do PCdoB”, justifica trecho do documento.


A Federação, ao solicitar que o Supremo desconsidere a manifestação protocolada pelo PCdoB, também ressalta que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) encontra-se desfalcado desde fevereiro de 2024, contando atualmente com apenas 5 (cinco) dos 7 (sete) conselheiros. “Essa deficiência compromete o regular exercício do controle externo da Administração Pública, prejudicando a fiscalização contábil, financeira e orçamentária”, afirma.


O documento detalha, ainda, que a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em suas manifestações dentro da ADI, demonstrou que o processo de indicação do novo Conselheiro está sendo conduzido com transparência e observância dos requisitos constitucionais e regimentais, conforme previsto no art. 264 do Regimento Interno da Casa, que garante publicidade à sabatina e sigilo apenas ao voto do parlamentar.


Por fim, a Federação reforça que o próprio autor da ação, o Partido Solidariedade, já se manifestou pela superação das inconstitucionalidades debatidas nas ADIs 7603 e 7605, requerendo a continuidade do processo de escolha e a nomeação do novo conselheiro.


Agora, é aguardar para ver se o imbróglio em torno da vaga do TCE-MA será resolvido de uma vez por todas.



14 de julho de 2025

TUDO PRONTO PARA O TRANSFORMAR JUNTOS EM 2025, PROMOVIDO PELO SEBRAE

 


Estrutura do evento simula uma cidade inteligente, com espaços temáticos, feira da inclusão, painéis, oficinas e ambientes interativos voltados ao futuro dos municípios

Evento promovido pelo Sebrae começa nesta terça-feira (15), no Multicenter, em São Luís, com participação de caravanas de todas as regiões do estado e programação alinhada com os eixos da COP30


Público de todas as regiões do Maranhão participa do Transformar Juntos 2025, evento que discute soluções para o desenvolvimento dos territórios com foco em inovação, sustentabilidade e gestão pública




Tudo pronto para o início do Transformar Juntos 2025, evento promovido pelo Sebrae Maranhão em parceria com diversas instituições e que vai reunir, nos dias 15 e 16 de julho, gestores públicos, lideranças municipais, empreendedores e representantes de entidades de todas as regiões do estado. Com programação intensa e abrangente, a proposta do evento é fomentar soluções para os desafios do desenvolvimento territorial por meio da inovação, sustentabilidade e fortalecimento da gestão pública.

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, destaca a importância do evento como espaço de articulação e construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento local.



A abertura de abertura acontece nesta terça-feira (15), às 8h, no Auditório Darcy Ribeiro, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. O momento será seguido pelo painel "COP30 e os Pequenos Negócios: Oportunidades e Desafios", que contará com a participação do ator e ativista Mateus Solano; da especialista em finanças públicas, Denise Hills; do jornalista e ex-deputado federal, Aldo Rebelo e mediação de Deives Picáz, representante do Pacto Global da ONU. A proposta do painel é mostrar como os pequenos negócios podem se posicionar diante das transformações climáticas e econômicas em curso, especialmente no contexto da COP30.




"O Transformar Juntos é um grande movimento de construção coletiva para transformar os territórios maranhenses. Reunimos aqui gestores públicos, empreendedores, lideranças e instituições com um único propósito: pensar soluções reais e sustentáveis para o desenvolvimento dos nossos municípios e, consequentemente, nosso estado. É um momento de troca, de inspiração e de fortalecimento das redes que movem o Maranhão para frente", Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão.

Ambiente imersivo simula cidade empreendedora com soluções sustentáveis

Um dos grandes diferenciais desta edição é a ambientação do evento em formato de Cidade Empreendedora Inteligente, que transforma o espaço do pavilhão do Multicenter em uma verdadeira experiência imersiva de futuro. A estrutura foi pensada para que os participantes circulassem como “veículos de transformação social”, interagindo com ruas, calçadas, sinalização, iluminação pública, auditórios e estandes representando como “edificações” da cidade. A proposta é simular como uma cidade empreendedora e inteligente articula alternativas de desenvolvimento inclusivo e sustentável, com responsabilidade, inovação e foco em um ambiente de negócios mais favorável ao empreendedor. A programação se desenvolve em um formato dinâmico, com palestras, painéis, experiências interativas e tecnologias imersivas. Entre os destaques estão os promotores virtuais com inteligência artificial, em formato de holografia para tirar dúvidas e orientar os visitantes; os óculos de realidade virtual, que proporcionam uma viagem sensorial à “cidade do futuro”; e um sistema de gamificação, no qual os participantes acumulam pontos ao fazer check-ins e interações, podendo trocá-los por brindes. Uma verdadeira cidade-modelo em movimento, feita para inspiração transformação.

Com mais de 40 atividades técnicas previstas, entre painéis, palestras, workshops, encontros e pitches de soluções inovadoras, o Transformar Juntos 2025 se apresenta como um espaço de troca de experiências e de construção de políticas públicas para os municípios maranhenses. A programação está organizada em 10 eixos temáticos, que incluem: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Sala do Empreendedor; Inclusão Socioprodutiva; Inovação; Identidade e Vocação Territorial; Compras Públicas; Resiliência Climática e Sustentabilidade; Simplificação e Empreendedorismo na Escola.

Maranhão mobilizado

Um dos destaques desta edição é a presença de caravanas organizadas pelas unidades regionais do Sebrae, com participantes vindos de municípios de todas as regiões do estado — da Baixada à Região Tocantina, do Munim ao Delta. Essa articulação garante diversidade nos olhares e vivências, fortalecendo o caráter territorial e colaborativo do evento. Representantes de prefeituras, câmaras municipais, associações, sindicatos, universidades, movimentos sociais e empreendedores locais participarão juntos na construção de caminhos comuns para o desenvolvimento sustentável.

"Participar de um evento como o Transformar é muito importante para o nosso papel como agente de desenvolvimento. É uma grande oportunidade de nos capacitarmos, de ouvir e nos inspirar com histórias de empreendedorismo de diversos setores e de trocar experiência", destacou a agente de desenvolvimento do município de Itapecuru Mirim, Vitória Rocha.

João Batista Gomes da Silva, articulador Territorial do Território Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, assessor da Prefeitura de Bacuri/MA, diz que o evento Transformar Juntos é uma oportunidade de compartilhar e absorver conhecimentos. "Quis participar para fazer parte do território em que estou inserido e por se tratar de um evento do Sebrae, que tem feito um excelente trabalho no Litoral Ocidental. O Transformar Juntos é um espaço onde a gente pode compartilhar conhecimento e aprender muita coisa boa", assegurou ele.

Programação exclusiva

A programação do dia 15 segue ao longo do dia com atividades simultâneas em auditórios, arenas e salas temáticas. Destaque para o painel “Cidades Inteligentes: Soluções que Transformam a Vida nos Municípios”, às 14h30, no Auditório Terezinha Jansen, com nomes como Adriana Flosi (presidente da Associação Comercial de Campinas), o secretário estadual Luis Fernando Silva, além de especialistas em tecnologia e inovação urbana.

Ainda no dia 15, acontecem outros debates fundamentais na Arena Cidades e Negócios Resilientes, como os painéis sobre economia circular, crises climáticas, governança e sustentabilidade e cidades resilientes. No mesmo horário, no auditório Darcy Ribeiro, será realizado o Encontro Estadual do Parlamento Municipal, dentro da programação do Parlamento Mais Empreendedor.

Já no segundo dia (16), um dos momentos mais aguardados é a participação do antropólogo colombiano Santiago Uribe, referência internacional em inovação e planejamento urbano. Ele será palestrante do painel "Medellín – Cidade Inovadora" e também conduzirá um workshop sobre inteligência territorial, no turno da tarde.

Feira da Inclusão e espaço de inovação

Durante os dois dias, o público também poderá visitar a Feira da Inclusão, montada no pavilhão de exposições do Multicenter, que reúne mais de 30 empreendedores atendidos pelas unidades regionais do Sebrae, 30 negócios no Armazém do Empreendedor, além de espaços para o artesanato, escritórios e saberes tradicionais. Startups, instituições de ensino, órgãos públicos e representantes de diversas cadeias produtivas também estarão presentes, apresentando projetos e soluções inovadoras.

A artesã Luciana Santos Silva, integrante da Associação de Artesãos da Boa Vista, integra a caravana da Unidade Lençóis Munim e está liberada com a participação no evento. “Estou muito feliz em participar do Transformar Juntos, mais um grande evento promovido pelo Sebrae. As expectativas são as melhores possíveis: queremos nossas levar experiências, aprender com outras realidades, trocar saberes com amigos e parceiros, além de, claro, realizar boas vendas. Acredito que será uma oportunidade de crescimento, aprendizado e de retorno com boas novidades para a nossa comunidade”, destaca.

Com atividades culturais e espaços interativos, o evento simula uma Cidade Empreendedora Inteligente e se consolida como referência no debate sobre desenvolvimento sustentável e futuro dos territórios. O Transformar Juntos 2025 será ainda um evento Carbono Neutro, em parceria com a startup Compensei, alinhando prática e discurso em relação às pautas ambientais e sociais.

As inscrições para o Transformar Juntos 2025 estão sendo realizadas gratuitamente por meio da plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/evento/transformar-juntos-maranhao/2997207 . Toda a programação do evento está disponível no aplicativo oficial “Transformar Juntos MA”, que pode ser baixado tanto para Android quanto para IOS após a inscrição. No app, além de acompanhar as atividades em tempo real, os participantes também terão acesso a diversas ativações interativas com brindes exclusivos, promovendo ainda mais engajamento ao longo dos dois dias de evento.




ECONOMÉTRICA : ORLEANS TEM 22, 4% DA PREFERÊNCIA DO ELEITORADO E SEGUE CRESCENDO




O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), segue tendo bom desempenho nas pesquisas de opinião para o governo do Estado. No levantamento recente da Econométrica, em cenário estimulado, ele tem 22,4% da preferência do eleitorado e está em franco crescimento.


O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 7 de julho de 2025, com 1.302 eleitores entrevistados. O erro amostral é de 2,7% e o intervalo de confiança é de 95%. De acordo com os dados, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) aparece em primeiro, com 30,6%. 


O terceiro lugar é o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo),  com 20,7%; e o quarto colocado é o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 12,5%. Percentual de 4,9% disse que votaria nulo e de 8,8% que não sabia ou não quis opinar.


Na sondagem para o Senado, em cenário estimulado, o governador Carlos Brandão (PSB) é o primeiro colocado, com 18,6%. O segundo é o senador Weverton Rocha (PDT), com 16,1%; seguido do ex-senador Roberto Rocha (PRD), com 11,8%; do ministro André Fufuca (PP), que soma 11,2%; da senadora Eliziane Gama (PSD), com 9,9%; e do deputado federal Pedro Lucas (União), com 6,1%. Um total de 9,8% afirmou que votaria nulo; e 16,5% disseram não saber ou não quiseram responder.


A pesquisa Econométrica também perguntou se o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, faz política partidária no Maranhão. Ao todo, 54,5% afirmaram que sim; e 35,1% disseram que não. Além disso, 10,4% disseram não saber ou não opinaramE

13 de julho de 2025


 

CAMARÃO OU COALHADA? VICE-GOVERNADOR DO MARANHÃO LEVANTA A BOLA PARA O PREFEITO BRAIDE E DIZ QUE BRANDÃO ESTA DIVIDINDO O TIME DE LULA?

Em entrevista à Folha de São Paulo o vice-governador/ Felipe Camarão levantou a bola para o prefeito Eduardo Braide - disse que um terceiro fora da base - poderá vencer a eleição e ainda assim acusou o governador Brandão de dividir o time de Lula.

Camarão lembra aquele o jogador "Coalhada"/ personagem de Chico Anísio que ao tentar fazer uma jogada ensaiada terminou fazendo gol contra o próprio time. Othelino ensaiou a "jogada"/ Camarão afirmou que grupo de Lula dividido Braide vence a eleição .








ORLEANS DESTACA COMBATE À FOME AO INAUGURAR RESTAURANTE POPULAR EM SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS







Os investimentos do governo municipalista também estão chegando a São José dos Basílios, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve neste domingo (13) para inaugurar o 188º Restaurante Popular. Com o secretário de Desenolvimento Social, Paulo Casé, o prefeito Ronaldo Vieira e demais autoridades municipais, Orleans também vistoriou serviços em andamento, anunciou mais obras estaduais e conversou com os cidadãos basilienses.





“Chegamos a São José dos Basílios com um dos programas mais aprovados do governo estadual, que é o Restaurante Popular. Com ele asseguramos comida de qualidade e acessível para toda a população. É a ampliação da rede de segurança alimentar de um governo que nos últimos dois anos tirou quase 1 milhão de pessoas da extrema pobreza e agora busca acabar com a fome de quase 500 mil pessoas com o programa Maranhão Livre da Fome, que garante auxílio financeiro e capacitação para que essas famílias possam garantir seu próprio sustento. Queremos em breve afirmar que não há mais ninguém passando fome no Maranhão”, destacou o secretário de Assuntos Municipalistas.




Orleans Brandão ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com os municípios para possibilitar que a políticas públicas cheguem a quem mais precisa, a exemplo dos poços artesianos, da Areninha Esportiva, do Viva Procon e da Estação Tech que em breve serão entregues à população de São José dos Basílios. “Tenho muito orgulho de dizer que em todo município do Maranhão tem uma obra, tem uma ação do Governo do Estado chegando a quem mais precisa”, acrescentou o secretário, ao assinar ordem de serviço para construção do portal da cidade e anunciar que a cidade ganhará mais três quilômetros de pavimentação asfáltica, dentro de um amplo programa que o governo estadual iniciará em agosto. 

O prefeito Ronaldo Vieira afirmou que o apoio do secretário de Assuntos Municipalistas tem sido fundamental para o atendimento às demandas do município, como a perfuração de poços na comunidade Santa Luzia, que resolverá o abastecimento de água para cerca de mil habitantes, e na sede da cidade. “Fizemos muito em seis meses e vamos fazer muito mais por São José dos Basílios, com essa parceria do Governo do Estado. E agradecemos ao secretário Orleans, que tem demonstrado verdadeira preocupação em melhorar a vida dos maranhenses”, enfatizou ele. 


Na visita ao município, Orleans Brandão recebeu, ainda, o Título de Cidadão Basiliense e anunciou o lançamento de um programa estadual inovador em apoio aos conselhos tutelares. “Agradecemos ao Governo do Estado por essa iniciativa que vai assegurar estrutura e condições de trabalho adequadas para a garantia de direitos a crianças e adolescentes”, declarou o presidente do Conselho Tutelar de São José dos Basílios, Romário Santos.


 

ORLEANS BRANDÃO REÚNE PREFEITOS DE TODO O MARANHÃO EM DOIS DIAS DE DIÁLOGOS E FORTALECE A MAIOR ALIANÇA MUNICIPALISTA DO MARANHÃO

  Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB)...