16 de fevereiro de 2026

POR QUÊ BRAIDE JÁ É CONSIDERADO FORA DA DISPUTA AO GOVERNO DO MARANHÃO PELA GLOBO?

O Grupo de Comunicação Roberto Marinho - Globo - tem experiência centenária nas eleições por todo Brasil. Na crise que levou Getúlio Vargas ao suicídio - atentado ao jornalista Carlos Lacerda na frente da sua casa/ localizada na rua Tonelero - O Globo defendeu a ordem institucional - não se prestou a ser inquisidor ou defensor do governo. Chatô dos Diários Associados uniu-se a Carlos Lacerda da Tribuna da Imprensa em oposição a "Última Hora" de Samuel Wainer. Lacerda deixou o Brasil/ sequer teve condições de candidatar-se a Presidência da República. O Globo tem credibilidade pautada na apuração responsável sobre fatos e dados.

Em matéria publicada no último fim de semana/ O Globo sequer incluiu o nome do prefeito Eduardo Braide(PSD) - entende que Braide não sairá da Prefeitura de São Luís -  entre os gestores que tem o desafio ou pretendem deixar os mandatos para se elegerem governadores dos seus estados. Segundo o experiente jornal/ embora gestores como Eduardo Paes(RJ)/ João Campos(Recife)/ desfrutem de aprovação/ precisam observar as históricas estatísticas desfavoráveis. Analise política sobre o Brasil/ Maranhão deve ser feita observando fatos do presente/ passado - essa junção permite opinar o porvir - dados e não por interesses/ desejos.

O Globo relembra relembra a derrota do ex-prefeito Jackson Lago/ que deixou a Prefeitura de São Luís em 2002 e foi derrotado por José Reinaldo Tavares. No entanto o Globo não cita que Jackson Lago tinha mais experiência/ popularidade por todo o estado em comparação hoje a Eduardo Braide. Lago tinha ainda a seu favor toda a oposição e ainda a candidatura de Ricardo Murad ao governo/ que dividia ainda mais a base governista/ desgastada pelo  histórico do sarneismo. A candidatura de Murad/ cunhado de Roseana Sarney foi impugnada/ permitindo a vitória de Tavares no 1º turno. São fatos/ dados e não vontades que devem ser observados.

Felipe Camarão tem hoje a mesma conduta- estratégica de Ricardo Murad - a candidatura ao governo serve apenas para tentar implodir Orleans Brandão - mas sem a mesma expressão/ habilidade. Braide continua isolado - sem partidos aliados afora o PSD - desde o a primeira gestão/ passando a impressão de permanecer na Prefeitura de São Luís. Por outro lado a problemática orçamentária financeira - tem apenas 5% para gastar fora da previsão/ sem canais para a aprovação de empréstimo como os que socorreram a última gestão de Holandinha - pode levar Braide a sair enquanto tem boa aprovação/ já em queda vertiginosa nos últimos meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUÊ BRAIDE JÁ É CONSIDERADO FORA DA DISPUTA AO GOVERNO DO MARANHÃO PELA GLOBO?

O Grupo de Comunicação Roberto Marinho - Globo - tem experiência centenária nas eleições por todo Brasil. Na crise que levou Getúlio Vargas ...