15 de maio de 2025

DEPOIS DE ZÉ REINALDO QUEREM ACIONAR ZÉ SARNEY : QUEM SÃO OS SURFISTAS DA POLÍTICA MARANHENSE INTERESSADOS NA CONCILIAÇÃO COMO FORMA DE "JUDICIALIZAR" O DINISMO POR 100 ANOS NO MARANHÃO?

A história mostra que a "judicialização" da política maranhense iníciou com José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa(Diretor Geral do TJ-MA)/ depois veio a assinar José Sarney - chamado nos municípios de "Zé de Sarney" - em razão do pai/ o desembargador Sarney de Araújo Costa pedir para os prefeitos que  procuravam à resolver demandas judiciais no TRE-MA " dá uns votinhos para Zé meu filho".


Foto antiga de José Sarney no cargo de diretor geral do Tribunal de Justiça do Maranhão,

em sessão ao lado do presidente da corte, desembargador Raimundo Eugênio de Lima.



José Sarney não se elegeu da primeira vez/ ficou como suplente de deputado federal pelo PSD/ assumiu em razão do afastamento de Lister da Silveira Caldas. Sarney se elegeu em seguida a deputado federal/ governador pela UDN/ manteve-se no comando da política maranhense por 50 anos/ o dobro de Vitorino Freire que na base do "quero/ mando/ faço"/ desmandou por 25 anos.










Agora os mesmo "surfistas" - aqueles que aprenderam com os avós/ bisavós a surfarem nas ondas dos governos - acionaram Zé Reinaldo/ Zé Sarney interessados na "conciliação" para judicializar o dinismo como força política/ eleitoral por mais 100 anos/ obedecendo a progressão geométrica imposta por Vitorino (25 anos)/ Sarney(50 anos).




A mesma história mostra no início do século anterior a salutar alternância do poder depois da morte de Bendito Leite em 1909, na França sem passar o bastão do poder. Luís Domingues/ Colares Moreira/ Herculano Parga/ Urbano Santos/ Magalhães de Almeida/ Nina Rodrigues entre outros se reversaram no poder. Estamos regredindo?


Benedito Leite chamado de Republicano era na verdae um conservador

Urbano Santos filho ex-governador Antônio Brício chegou a assumir a Presidência

Magalhães de Almeida um grande gestor que iniciou a retirada do Maranhão do isolamentos com as estradas de ferro. - Estima/ Timon/ Parnaiba/ Tocantis. 







A dificuldade no momento é aceitarem os ciclos políticos que consolidam a alternância do poder - é preciso mudar os grupos no poder/ sem prejuízo da gestão/ desenvolvimento que exige tempo relativo. Os dinistas insistem em explorar a suposta força política eleitoral do dinismo/ a partir do Judiciário como de antanho - em épocas passadas.




A palavra certa não é troca de bastão/ mas a contribuição pela alternância do poder. Já que querem contribuição do passado/ Ralf Waldo Emerson ao criticar governos/ políticos em busca de mudanças socias mais justas/ criou as bases do brainstorming - rotação ou alternância das propostas para evitar o domínio de somente um ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIDERANÇAS POLÍTICA DO SERTÃO MARANHENSE DECLARAM APOIO A ORLEANS

  Reunidos em um encontro articulado pelo prefeito de São Domingos do Maranhão, Kléber Tratorzão, dezenas de lideranças políticas dos municí...