O Ministro do Supremo Tribunal Federal/ Alexandre de Moraes foi alcunhado de Xandão pelo enloquecido ex-deputado federal Roberto Jefferson que durante décadas debochou da Justiça/ protegido pela prerrogativas parlamentares. O presidente Lula em recente solenidade com a presença do ministro alexandre de Moraes apresentou a versão de que o povo o apelidou desta forma. Xandão apenas sorriu.
Alexandre de Moraes não teria gostado da intimidade de Roberto Jefferson de jocosamente chamá-lo de "Xandão". Jefferson foi exemplarmente/ corretamente processado/ julgado/ preso por incitar a prática de violência contra parlamenares da CPI que investigava atos da Presidência da república durante a pandemia e a explosão do prédio do TSE. Moraes relatou e foi seguido pela maioria dos ministros.
A versão que atribuiu o "Xandão" a Roberto Jefferson é a mais próxima da verdade/ pois a notoriedade/ coragem/ determinação positiva de Alexandre de Moraes como Ministro do STF começou quando decretou a prisão de Roberto Jefferson/ durante epísódio em que o ensandecido/ truculento/ corrupto ex-parlamentar bolsonarista resistiu a ordem de prisão/ atacou policiais federais com tiros de fuzil/ jogando granadas.
Com a prisão do ex-presidente Fernando Collor e iminência de ocorrer com o ex-presidente Jair Bolsonaro a mesma coisa - o ergástulo - após o julgamento pelo STF/ tendo Alexandre de Moraes com relator/ o povo entende "Xandão" como juiz que tem coragem de mandar prender "os grandes sem "chinelo me prende/ sapato me tira". "O careca não vê cara/ nem coração manda para prisão"/ ouvi no Mercado Central.
Ao ler o Jornal Pequeno neste domingo(27) me deparei com questionamentos a respeito de Alexandre de Moraes tipo "Xandico"/ no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade do Solidariedade/ que pretende ejetar a atual Presidente da Alema/ Iracema Vale do cargo. "Porquê votou apressado/ de forma confusa/ depois retirou e agora com quase maioria formada pediu vistas"? Para maior convencimento?
Alexandre Moraes tem qualidades/ posturas/ histórico profissional - como brilhante/ exemplar advogado/ Ministro destemido do STF - que projetam seu sobrenome como plural de moral. Moraes tem outra coisa importante até agora - não deixou a môsca azul do poder lhe picar/ encantar/ não sonha em ser Presidente da República/ apesar do carinho/ respeito do povo. Isso serve para separar a atuação dos poderes nos Estados/ República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário