O primeiro maranhense a ocupar o cargo de Ministro da Justiça foi Urbano Santos/ filho do ex-governador Antônio Brício de Araújo. Santos chegou a vice-presidência/ assumindo a presidência interinamente no governo de Venceslau Brás. Brás a semelhança de José Sarney foi um dos mais longevos - morreu com 98 anos - com influência em vários governos.
O segundo na pasta da Justiça foi Flávio Dino/ com carreira idêntica a de Urbano Santos - advogado/ juiz destacado pelo conhecimento/ competência/ inteligência/ político de linhagem proveniente da elite aristocrática no estado - intercalando as funções entre licenças/ mandatos originados no estado/ funções articuladas no centro do poder nacional.
José Reinaldo Tavares/ Ministro dos Transportes foi escolha pessoal do Presidente José Sarney/ com quem mais tarde desentendenu-se por razões familiares - a então esposa Alexandra Tavares teria influenciado no rompimento com a família Sarney. Tavares como escolha pessoal tinha autonomia nas decisões/ livre das amarras partidária como acontece hoje.
Renato Archer/ Ministro da Ciência e Tecnologia foi um compromisso de Sarney com o MDB/ Ulisses Guimarães na época em que as escolhas apadrinhadas pelos partidos políticos eram quase que isoladas - os partidos eram poucos. Renato Archer/ filho do ex-governador Sebstião Archer/ aliado de Vitorino não fugiu do perfil descolado da elite política/ aristrocrática.
André Fufuca(Esportes)/ Juscelino Filho/ Pedro Lucas Fernandes(Comunicação)/ tem origens partidárias. Essa diferença retira do âmbito dos estados/ poder central a indicação/ deixando o apadrinhamento aos partidos e endosso do presidente. A diferença e grande/ posto que as agremiações partidárias é quem norteiam as ações dos ministros indicados.
A salutar mudança do QI - quem indica são os partidos - serviria para dividir o Centrão/ fortalececer os demais partidos em tese. O efeito das escolhas partidárias dos ministros continuará a influenciar na bases políticas/ posto que a partir da investidura nos cargos ocorre a ampliação dos espaços/ consequentemente a influência eleitoral.
Lula pelo sofrimento/ sabedoria aposta nos partidos/ juventude e renova a forma de admissão/ demissão. A diplomática saída de Juscelino Filho/ entrada de Pedro Lucas Fernandes vai além dos procedimentos políticos/ jurídicos/ administrativos até então visto/ renova respeitando a ampla defesa do servidor/ a todos os cidadão brasileiros(as).
Nenhum comentário:
Postar um comentário