18 de abril de 2025

NEM OS DEDOS DAS MÃOS SÃO TODOS IGUAIS : TOFFOLI TAMBÉM VOTA A FAVOR DE IRACEMA VALE E RESSALTA QUE "NEM A CÂMARA E O SENADO TEM CRITÉRIOS IGUAIS"

 O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela constitucionalidade do uso da idade como critério de desempate nas eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O entendimento foi manifestado em voto-vista na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.756, ajuizada pelo partido Solidariedade.

A legenda questiona o trecho do Regimento Interno da Alema que determina a escolha do candidato mais idoso em caso de empate.

Ao acompanhar o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, Toffoli argumentou que a norma em debate trata de matéria “interna corporis” e está amparada pela autonomia conferida às Assembleias Legislativas pela Constituição. “Não há exigência constitucional que imponha às Assembleias a reprodução automática do Regimento Interno da Câmara dos Deputados”, afirmou o ministro.

Ele também ressaltou que nem mesmo Câmara e Senado adotam os mesmos critérios para situações de empate — enquanto a Câmara privilegia o número de legislaturas, o Senado considera apenas a idade. Toffoli lembrou ainda que o critério adotado pela Alema está em vigor desde 1991, tendo sido apenas reorganizado ao longo do tempo, o que reforça sua legitimidade e tradição no ordenamento jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE QUE TRATA O PEDIDO SIGILOSO DO PC DO B NO PROCESSO DO TCE-MA? SERIA APENAS UM CHICANA JURÍDICA PARA RETARDAR O ANDAMENTO DO PROCESSO ATÉ 2026 TRANSFFORMANDO O CASO EM PAIOL E O STF EM CATAPULTA ELEITORAL DOS DINISTAS?

 O PC DO B  do deputado federal Márcio Jerry - aquele citado dos áudios que teria envolvido o ministro do STF/ Flávio Dino e o desembargador...