O fato político de maior relevância na última Pesquisa Paraná é a projeção política de Orleans Brandão/ em paralelo à aprovação do governo e do governador Carlos Brandão.
A nível da chamada transferência eleitoral é elevado - quase 30%. Os números não mentem : Brandão tem 63% de aprovação/ Orleans tem 16,9% de intenções de votos na estimulada.
Isso sem marketing/ candidatura "autenticada"/ quando a expectativa de poder é atrativo à classe política/ considerando ainda a permanência de Brandão com eficiência demonstrada.
O efeito do marketing - Brandão no governo/ outro na disputa - seria pela continuidade dos resultados / principalmente da economia do Maranhão - fome/ miséria/ geração de emprego/ renda.
A oposição oriunda do governo tem 3 opções : candidatura própria com Camarão/ apoiar Braide no 1º turno ou no 2º turno. As outras com Lahésio e "afins" devem tirar até 10% dos votos válidos.
Essa eleição vai para o segundo turno/ caso Braide se arrisque a entar na disputa. Do contrário é 1º turno/ como foi a de Carlos Brandão. Lula não vai deixar Camarão bater de frente com Brandão.
Passando a régua : quanto maior o número de candidatos seria melhor para o governo/ considerando o quadro de divsão. A oposição não aguentaria. Perderia por falta de estrutura no 2º turno.
Brandão tem de manter o mais importante neste momento - a forte/ coesa base municipalista que o apoia. É do municipalismo que virá a vitória ou poderá acontecer a união política e a pacificação parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário