O STF reiterou entendimento que nos casos de vacância dupla dos cargos de governador e vice/ ocorridas durante o último biênio - os dois últimos anos - decorrente de causas não eleitorais é imprescindível novas eleições nas Assembleias Legislativas/ para preenchimento do cargo de governadores(a) nos estados em que o fato venha acontecer.
Diante deste fato jurídico consolidado em última instância(STF)/ as especulações políticas sobre a dupla vacância - do governador Carlos Brandão e do vice Felipe Camarão - não teriam o objetivo supostamente desejado pelos brandonistas/ qual seja a ascensão natural da atual Presidente da Alema/ a deputada Iracema Vale no governo estadual.
É extremamente perigosa/ imprevisível uma nova eleição para a Presidência da Alema em obediência a jurisprudência do STF/ consequentemente a possibilidade ascensão ao comando do estado de um adversário do governo. O humor dos deputados estaduais/ federais nos anos que antecedem as eleições altera de acordo com o tratamento recebido.
O clima de unidade/ pacificação política também se alterna de acordo com os principais fatos políticos que antecedem as eleições para o governo/ casas legislativas. A eleição da Famem gerou o clima desejado para o governo/ foi ignorado pelo dinismo. Camarão se reaproximou de Brandão/ alinhou com o PT-MA/ disponibilizando importante cargo na SEDUC.
Carlos Brandão bate no cravo e na ferradura. Brandão articula lentamente com aqueles que rendem e corta rapidamente os improdutivos. Felipe Camarão/ Francisco Nagib são os dois exemplos mais evidentes. Camarão aderiu : "quem for inimigo de Brandão é meu inimigo". Francisco Nagib saiu/ facilitou a formação de Bloco Parlamentar de Oposição dentro da Alema.
O problema maior é a falta de controle dos "deputados distritais na prática" - aqueles que se elegem independentes do governo estadual/ federal com os votos das regiões em que tem o pleno domínio político de várias prefeituras. Foram estes que empataram na última eleição da Alema e poderiam desempatar no caso da remota dupla vacância do governador e do vice.
A dinâmica política municipal fez surgir "deputados distritais"/ tendo reflexo muito forte nas últimas eleições e será mais forte na próxima da Mesa Diretora do Legislativo. A estratégia defensiva de formação de Blocos da Oposição - na Alema/ nos Municípios - serve para evitar o "corpo a corpo" contra força do governo/ que se uniu em "falange na eleição da Famem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário