A Assembleia Legislativa do Maranhão vive um passageiro/ superável clima surdo/ mudo/ traiçoeiro de divisão proporcionado pela última eleição da atual Mesa Diretora . Mas a história política local/ nacional ensina que o deputado cooptado de hoje pode ser desconfiável aliado amanhã.
Durante a votação para eleição dos deputados que iriam votar como delegados no candidato do PDS - década de 80 - à Presidência da República/ em eleições indiretas ocorreu até confinamento/ articulado pelo então deputado federal empedernido malufista Nagib Haickel.
Haickel tinha o apoio da ditadura militar/ que tentava indicar Maluf como candidao à Presidente e conseguiu. Sarney/ ex-PDS/ fundou o PFL com o vice-presidente Aureliano e na ocasião queria enfraquecer Paulo Maluf/ para compor futuramente com Tancredo Neves do PMB à Presidência.
Ao se contrapor ao candidato Paulo Maluf indicado pelo PDS/ ditadura militar/ Presidente João Figueredo/ José Sarney parecia "acabado". Sarney foi indicado a vice-presidente pelo PFL/ para compor a chapa de Tancredo Neves/ venceu as eleições indiretas e assumiu a Presidência.
Entre o momento que fora considerado acabado e a posse como Presidente da República/ Sarney articulou de forma que tanto o PFL/ PMDB do Maranhão uniram-se na sua indicação como candidato a vice-presidente. Presidente/ Sarney reduziu ao necessário a oposição no Maranhão.
A lição que fica em todos os tempos e lugares é que na política o adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã. No caso da Alema essa composição é mais fácil/ face a maioria dos - 14 - que são erroneamente considerados adversários/ estarem insatisfeitos com atual trato dado pelo governo.
A Presidente da Alema/ Iracema Vale de imediato deixou claro ultrpassada a disputa é "Presidente dos 42 deputados estaduais". O governador Carlos Brandão licenciou-se do governo do estado/ sinalizando para composição ampla/ irrestrita com todos os setores insatisfeitos da política estadual.
As últimas eleições municipais geraram insatisfações/ divisões tiveram influência na atual eleição da Mesa Diretora da Alema. Inicia-se o processo de rearticulação/ reavaliação/ análise de composições desde a próxima eleição da Famem - janeiro de 2025 - ao governo do estado em 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário