A politica maranhense está dando "carambela" - dando voltas - no dizer do ludovicense. Sarney festejado não é mais dono de oligarquia. Dino exorcizado é acusado de tirania. Enquanto Jackson Lago é homenageado por quase todos os campos políticos.
Para compreender este momento é preciso voltar no tempo. Tivemos apenas 3 ciclos marcantes - Benedito Lei(10 anos)/ Vitorino Freire(24 anos)/ José Sarney(48 anos) - nem todos em ordem de progressão geométrica/ aumentado no dobro período de mando.
O primeiro ciclo - Benedito Leite - parecido com o período atual. Leite acusado de autoritário morreu distante/ na França sem passar o "bastão". Urbano Santos - exerceu a Presidência da República - Magalhães de Almeida otimizou a economia do estado.
Em um rápido/ objetivo paralelo pesoal/ político é possivel perceber Urbano Santos em Flávio Dino ( jurista influente na República) e Magalhães de Almeida em Brandão( desenvolvendo projetos com resultados na economia do estado) ainda sem fechar seu próspero ciclo.
A dificuldade de compreensão está no ciclo - político/ adminsitrativo - dos principais atores políicos. Os dinistas querem eternizar Dino/ exonerar Brandão temendo sua projeção. Os brandonistas querem completar o ciclo mínimo/ para gerar desenvolvimento no Maranhão.
A política permitiu a Jackson Lago homenagens de quase todos os campos políticos e a José Sarney admiração/ compreensão/ participação em quase todos os ciclos. Flávio Dino vive seu momento de vidraça/ embora digam que ele esteja jogando pedra-bumerangue em Brandão.
É isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário