25 de julho de 2024

JUDICIÁRIO DE LUTO : FALECEU NESTA MADRUGADA O ILUSTRE EX-DESEMBARGADOR RAIMUNDO FREIRE CUTRIM

 


O velório acontece durante o dia na Pax do Centro da cidade e o sepultamento ocorrerá no período da tarde, às 16h30, no Memorial Pax União, em Paço do Lumiar, na MA – 2024.

O ex-magistrado era irmão de Edmar Cutrim, ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).

Era tio do ex-deputado federal Gil Cutrim; do deputado estadual Glalbert Cutrim; do juiz de direito, Gladiston Cutrim; e do atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho.

“O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, em nome dos desembargadores e desembargadoras, juízes e juízas, servidores e servidoras, manifesta profundo pesar pelo falecimento do desembargador Raimundo Freire Cutrim, ocorrido nesta quinta-feira (25/7). O magistrado exerceu diversas funções no Poder Judiciário do Maranhão, como corregedor-geral da Justiça e presidente do TJMA e TRE/MA, deixando um legado de compromisso com a Justiça e a cidadania no Estado. O desembargador era tio do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e do juiz auxiliar da presidência, Gladiston Cutrim. O Poder Judiciário decretou luto oficial de três dias. O velório acontece nesta quinta-feira (25/7), na Sala 5 da Pax União, no Centro. O sepultamento será realizado no Memorial Pax União, às 16h30, em Paço do Lumiar”, disse o TJMA em nota.

“Um ser de coração enorme, íntegro, humilde, vencedor, um verdadeiro amigo que me ensinou a trilhar os caminhos da vida, que me incentivava, me deu oportunidades de crescer profissionalmente, aconselhava, eu jamais esquecerei os ensinamentos, das nossas conversas, risadas, dos “puxões de orelha”…o Senhor foi pra mim um segundo pai, tenha certeza que guardarei para SEMPRE, tudo que aprendi e também todo amor, carinho, consideração, admiração. Te amarei para sempre “Marajá” assim nós nos chamávamos 😭, tenho certeza que estais nos braços do nosso pai celestial. Um dia nós vamos nos reencontrar”, pontuou Gil Cutrim nas redes sociais.

Sobre Raimundo Cutrim – Raimundo Freire Cutrim nasceu na cidade de Olinda Nova do Maranhão, iniciou a vida profissional como comerciário e foi radialista em emissoras da capital. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, investindo na carreira de auxiliar de relações públicas, consultor jurídico e advogado durante sua trajetória.

Ingressou na magistratura em 22 de novembro de 1982. Exerceu atividades nas comarcas de Itapecuru-Mirim, Imperatriz, Codó e São Luís. Foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e promovido a desembargador por merecimento em 6 de agosto de 1997.

Em 2005, foi eleito corregedor-geral da Justiça para o biênio 2006-2007. Durante a gestão à frente da Corregedoria implantou o projeto “Fala Audiência”, “Leitor Ótico de Processos”, “Terminal de Consultas a Processos” e “Cabine de Distribuição Móvel de Petições” (DMP).

No ano de 2007, o desembargador foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão para o biênio 2008-2009. Durante a gestão como presidente, inaugurou o fórum de Olinda Nova e as novas instalações do fórum de São Bento. Foi também durante esse período que foi iniciada a construção da parte anexa do Fórum de São Luís, localizado no bairro do Calhau.

Ainda como presidente, o desembargador Raimundo Cutrim implantou o Núcleo de Planejamento Estratégico no âmbito do Poder Judiciário, e garantiu os auxílios Alimentação e Saúde e a descompressão salarial aos servidores. Foi durante a gestão de Raimundo Cutrim que a sede própria da Corregedoria Geral da Justiça foi inaugurada na capital.

Durante os anos de 2009 e 2011, o desembargador Raimundo Cutrim foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ASSIM BRANDÃO NÃO EXQUECE : DINISTAS VOLTAM A TRATAR ASSUNTOS QUE TERIAM SOLUÇÕES BASTANDO LEVAR AO CONHECIMENTO DO GOVERNO MAS PORQUÊ PREFERIRAM GERAR DESGASTE?

Na sexta-feira anterior a está foi o irmão do Ministro Flávio  Dino/ Sávio Dino o primeiro a fazer crítica pública  a assunto que bastaria t...