A leitura do 18 Brumário - karl Marx - sobre o golpe de estado de Luís Bonaparte na França - é importante para entender interesses políticos/ partidários/ o jogo de aparência entre o passado/ presente/ futuro no Brasil/ Maranhão a partir do 8 de Janeiro.
A obra de Karl Marx - o 18 Brumário - ensina sobre a astúcia de Luís Bonaparte/ capaz de fracionar as classes sociais - o "homem de trapo"( aquele que não trabalha)/ contra o que trabalha(proletariado)/ escondendo os interesses do governante/ políticos.
Só agora - eu já havia alertado - o Globo entendeu Ricardo Capelli com ariete do jogo político/ informando a candidatura a prefeito em "alguma capital(Rio de Janeiro)"/ como trampolím para governo em algum estado(Distrito Federal ou Maranhão).
Lembrei em postagens passadas/ que o mal afamado/ falecido senador Vitorino Freire chegou ao Maranhão como Secretário de Segurança/ do Interventor Martins Fontes. Ricardo Capelli se projetou como 02 de Flávio Dino/ no Ministério da Justiça/ Segurança.
Ricardo Capelli como prefeito/ governador no Rio de Janeiro/ Distrito Federal/ Maranhão dependeria da ascensão de Flávio Dino a Presidência da República/ em 2030. Lula não engole Capelli como tragédia ou farsa. Por quê? Seria pela astúcia dele ou de Flávio Dino ?
Lula da Silva não se compara a Napoleão Bonaparte/ mas tem o mesmo objetivo - promover o equilíbrio interno / para transformar o Brasil na maior potência da América Latina. Lula faz coisas por "instinto político"/ outras por astúcia. Sabe colocar as pessoas no lugar certo.
Lula no trato/ trativas políticas não usa expressões francesas refinadas/ tipo "c'est la même chouse"- é a mesma coisa - ou noblesse oblige - a nobreza obriga. Nordestino/ Lula prepere : "quando tu vens com o caju/ eu já comi a castanha". Lula sabe quando o cabra presta ou não presta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário