Com a morte de Benedito Leite (1908)/ na França o bastão/ comando da política maranhense se alternou durante 25 anos nas mãos dos governadores/ destacando-se Luís Domingues/ Herculano Parga/ Urbano Santos/ Godofredo Viana/ Magalhães de Almeida/ Sotero dos Reis.
A alternância proporcinou desenvolvimento. Luís Domingues austero publicou obra sobre o valor/ obras com o empréstimo feito em 1912. Herculano Parga em "As Manifestações de Ontem"(Jornal Pacotilha")/ informa sobre o progresso no sul do Maranhão/ durante a gestão.
Urbano Santos/ por duas vezes vice-presidente da República assumiu interinamente no período de Venceslau Brás. No estado combateu a Malária em parceria com a Fundação Rockefeller/ inaugurou a Ferrovia São Luís Teresina/ buscou regularizar o abastecimento de água na Capital.
Benedito Leite/ Urbano Santos foram os principais líderes políticos no Maranhão/ durante a Primeira República. Mas não se pode deixar de citar/ ainda que como interventor Sotero dos Reis/ primo da escritora Maria Firmino dos Reis/ que lutou para melhorar a Educação no nosso estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário