22 de dezembro de 2023

SENADOR E MINISTRO IOIÔ? ATÉ AO AONDE VAI O ALCANCE DO DEDO DE DINO ?



Flávio Dino no mesmo estilo de José Sarney aparelha a Justiça/ indicando membros na Justiça Eleitoral - Rodrigo Lago/ Tarciso Almeida - sem a mesma força para indicar desembargador na Justiça Estadual.




A pergunta é : até aonde vai o alcance do dedo de Dino? Indicará Ricardo Capelli - uma nova versão de Vitorino Freire - como sucessor no Ministério da Justiça ou Segurança em caso de divisão? Difícil/ não impossível.

Por quê Dino vai assumir o Senado no recesso? Apesar de mais de 3 dezenas de cargos no STF/ pouco mais de 6 serão de livre nomeação/ indicação. Por razões técnicas é produtivo manter quadro "herdado".




Flávio Dino poderá chamar para perto os desembargadores federais Ney Bello/ Gustavo Barros Amorim e o desembargador do TJ-MA/ Paulo  Velten. Dino teria plena confiança no trio de alto nível/ conhecimento jurídico.




 Os órfãos de "primeiro/ segundo grau" poderão ser reconhecidos nos 50 cargos disponibilizados no Senado. Dino ficará 44 dias como Senador/ prazo suficiente para fazer o "testamento político"/ destinado aos órfãos. 




Dino já é chamado de "Senador Ioiô" - ele vai e volta de acordo com o tamanho da linha. Tem que ache que ele também vai ser "Ministro Ioiô" - vai deixar o STF para concorrer a Presidência da República em 2030. 




Flávio Dino em pouco mais de 3 meses vai transitar como influente titular na mais alta esfera dos Três Poderes. Dino  só perde em influência/ tempo para José Bonifácio de Andrade e Silva/ o "Patriarca da Independência".




No Maranhão a influência de Dino encontra  resistência - para superar só chegando a Presidência. Dino na década de mando foi centralizador com restrito núcleo de poder. Este núcleo originou os "orfãos de 1 e 2º". 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JAMAICA OU JAMAIS? BRAIDE BOMBRIL QUER MUDAR HOMENAGEM AO IV CENTENÁRIO DO MARANHÃO COM PINTURA E BATISMO DE AVENIDA DO REGGAE?

Braide foi batizado de "Prefeito Bombril" - mil e uma utilidades tem solução para tudo. A última além de futilidade eleitoreira/ d...