23 de agosto de 2023

PRIMEIRA MULHER NEGRA NA CORTE SUPERIOR DE JUSTIÇA : MINISTROS DEFINEM LISTA DE CANDIDATOS A VAGA NO STJ COM DOIS DESEMBARGADORES MARANHENSES NA DISPUTA

 Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definem, na manhã desta quarta-feira (23), os nomes que concorrerão às três vagas abertas na Corte.

Os magistrados vão elaborar, em votação secreta, duas listas de candidatos, que serão encaminhadas para escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Uma lista tríplice terá nomes de advogados para a vaga destinada à advocacia. Outra lista, com quatro nomes, servirá para a escolha das duas vagas abertas na categoria dos desembargadores.

Entre os candidatos às duas vagas de desembargadores, há dois membros do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA): Angela Salazar, que contou com o apoio ministro Benedito Gonçalves, membro do próprio STJ e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – saiba mais; e Paulo Velten, atual presidente da Corte estadual, que tem apoio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

A desembargadora Ângela Salar com quem tive a honra de estudar - Curso de Direito entre 1978/ 1982 - na Universidade Federal do Maranhã,  poderá ser a primeira mulher negra na Corte Superior de Justiça.

O desembargador Paulo Velten, atual Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão chegou a Corte Estadual na vaga do Quinto Constitucional da OAB-MA. Velten no exercício da advogacia ganhou reconhecimento nos Tribunais Superiores, fato que poderá contribuir na escolha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É CANDIDATA ELA OU OS ADVOGADOS ? MARIANA GASTA QUASE 40% DO VALOR REPASSADO PELO PARTIDO COM ADVOGADOS

No dia 14 de outubro de 2024/ o Partido Republicanos repassou 800 mil para a sua candidata Mariana tocar a campanha em Imperatriz.  A presta...