27 de janeiro de 2023

OTHELINO ENCERRA GESTÃO NA ASSEMBLEIA COM ALTA PRODUTIVIDADE, PROTAGONISMO E TRANSPARÊNCIA

 Alta produtividade, protagonismo e transparência são algumas das principais marcas que o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), desenvolveu ao longo de sua gestão, iniciada em janeiro de 2018. Desde então, o Parlamento Estadual alcançou números significativos na aprovação de importantes matérias em benefício dos maranhenses, assim como também ganhos à melhoria da estrutura física da Casa do Povo. 




Sob sua liderança, a Assembleia apresentou um recorde histórico em termos de produtividade com mais de sete mil proposições, no que diz respeito à defesa e à garantia de direitos aos maranhenses, sendo várias delas voltadas para amenizar as dificuldades e traumas causados pela pandemia da Covid-19.


Com o objetivo de realizar uma gestão eficiente, moderna e com foco na boa prestação dos serviços da Casa do Povo, Othelino realizou a implantação do Pregão Eletrônico. Por conta deste avanço, a Assembleia Legislativa se destacou como um dos Poderes mais transparentes na avaliação da Corte de Contas do Estado. 


Valorização dos Servidores


Ainda tratando-se de gestão pública, com Othelino na presidência, a Alema também concluiu o Plano Estratégico para o ciclo 2021-2031, que estabelece metas e diretrizes a curto e médio prazos para o bom funcionamento da Casa.


A valorização dos servidores do Legislativo também foi levada muito em conta pelo presidente Othelino. O chefe do Legislativo concedeu reajuste salarial de 9% e do auxílio-alimentação, que passou a valer R$ 1.250, ao quadro de funcionários. Ele também lançou o concurso público para cargos de nível médio e superior do quadro de pessoal da Assembleia, que está em processo. 


Acessibilidade e inovações


Além de melhorar o funcionalismo nesse aspecto, Othelino também inovou com a instalação de dispositivos de acessibilidade nos principais espaços da Casa Legislativa. 


As intervenções contemplaram construção de novas rampas, substituição de piso comum por não trepidante, criando rota acessível na Casa; sinalização, instalação de piso e mapas táteis, totens indicativos de ambientes e placas, todos com inscrição em braille, além de rebaixamento de guias, instalação de corrimão adequado em rampas e escadas, sinalização de rota de fuga acessível, criação de plataforma no auditório Fernando Falcão e adequações nos banheiros e nos espaços de circulação. A tribuna do Plenário Nagib Haickel e a Galeria também foram amplamente adaptadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e obesas.  


Interiorização


Outro momento importante da gestão de Othelino Neto foi o processo de interiorização do trabalho desenvolvido pelo Parlamento Estadual, fortalecido com o programa ‘Assembleia em Ação’. Foram realizadas seis edições do evento nas cidades de Balsas, Timon, Trizidela do Vale, Imperatriz, Santa Inês e Carolina.  


E para garantir que milhares de pessoas tivessem acesso ao trabalho produzido no Parlamento Estadual, a TV Assembleia passou a transmitir as sessões plenárias para 39 municípios com a expansão do sinal da emissora a mais 27 cidades do interior do Estado.


A área da saúde também ganhou do presidente Othelino um olhar todo especial. Em uma articulação conjunta com os demais deputados da Casa, destinou R$ 4,2 milhões em emendas parlamentares à Fundação Antônio Dino, referência no tratamento oncológico no estado, para ajudar a superar a crise pela qual a instituição passava por falta de recursos financeiros. Ele também viabilizou a entrega de 42 ambulâncias a municípios maranhenses, adquiridas com o saldo orçamentário positivo do Legislativo Estadual, em 2019.


Emendas Impositivas


Também em sua gestão, foi promulgada a Emenda Constitucional 006/2020, que acrescentou ao artigo 136ª da Constituição Estadual as emendas parlamentares impositivas individuais, prevendo a obrigatoriedade de reserva orçamentária para o seu cumprimento. 


Em relação à valorização da cultura maranhense, Othelino não hesitou em investir na realização do ‘Arraiá do Povo’, promovido pela Alema. O evento ganhou maior projeção em sua gestão e tornou-se um dos maiores eventos da temporada junina no estado.


Inaugurações


Nos últimos dias, inaugurou um pacote de obras na Assembleia, que imprimiram ainda mais qualidade à estrutura e aos serviços prestados na Casa, entre elas a instalação da maior usina de energia solar já implantada em prédio público no estado e o lançamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). As iniciativas integram as ações do ‘Programa Alema Sustentável’ e representam importante marco do Parlamento Estadual na área da sustentabilidade ambiental, na atual gestão. 


Também entregou as obras de reforma e ampliação da Creche-Escola Sementinha, incluindo a implantação do 5º ano do Ensino Fundamental; o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico e as reformas de adequações no prédio-sede.


Assim, Othelino caminha para encerrar sua gestão fazendo história e deixando marcas importantes no Legislativo Estadual, que ficarão pelas próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...