A TV Assembleia celebrará os 410 anos de fundação de São Luís com a estreia de especial que resgata a trajetória de uma das personagens mais emblemáticas da história da cidade: Ana Joaquina Jansen Pereira. O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ terá primeira exibição, de forma simultânea, na emissora e em seu canal no Youtube, nesta quinta-feira (8 de setembro, aniversário da cidade), às 20h.
A produção, idealizada pelo diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinkings, que também assina a direção-geral, festeja a cidade jogando luz sobre aspectos diferenciados da vida da protagonista.
“A TV Assembleia comemora o aniversário da nossa secular São Luís levando ao ar atrações especiais, pensadas para celebrar a cidade, sua cultura e sua gente. O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ é um desses presentes e faz um recorte da história a partir de momentos protagonizados por Ana Jansen, personagem que está eternizada pelos ludovicenses como lenda”, ressalta Edwin Jinkings, destacando também o programa ‘Cultura em Pauta’, com convidados especiais e apresentação de Emanuel Jesus, que vai ao ar neste dia 8, às 21h.
Fruto de cuidadosa pesquisa, ‘Me chame Donana Jansen’ visita endereços e logradouros ligados à história de Ana Jansen, relembra causos que marcaram sua trajetória e reúne entrevistas com descendentes e pesquisadores especialistas na personagem.
O roteiro do documentário é da jornalista Márcia Carvalho, com entrevistas de Elda Borges e Márcia Carvalho, e produção de Ananda Fontenele e Natália Coutinho. As imagens são assinadas por Fábio Lima e a edição e pós-edição, por Leoti.
História
No roteiro, o documentário resgata a história da comerciante e escravocrata Ana Jansen, uma das personagens mais conhecidas da história do Maranhão. Dona de posicionamentos firmes, pulso forte e opiniões vanguardistas, marcou seu tempo também por atitudes vistas como escandalosas e pouco condizentes para uma mulher de sua época.
Sua força e influência foram tantas que Ana Jansen figura entre as lendas de São Luís, segundo a qual até hoje vagueia nas madrugadas das sextas-feiras em sua carruagem fazendo assombração pelas históricas ruas de São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário