27 de junho de 2022

GOVERNO DO ESTADO MANTÉM EQUIPES DO SINFRA NA RECUPERAÇÃO DA LAGOA DA JANSEN PARA RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL DO CANAL DANIFICADO

 Acompanhando de perto os serviços realizados na Lagoa da Jansen, o Governo do Maranhão avança com as obras no local. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), o canal danificado receberá uma recuperação estrutural.  



O Secretário Adjunto de Gestão de Obras Civis, Fabiano Junqueira, representando o Governador Carlos Brandão e o Secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, que está monitorando rotineiramente os serviços que estão sendo realizados no canal, explica o que o Governo está fazendo na obra.

“Existem dois canais de ligação do mar com a lagoa. Nós estamos trabalhando no mais largo, que foi o que apresentou problemas. Por isso, é importante salientar que a Lagoa não vai secar, já que existe esse outro canal de ligação. Vamos permanecer com o trabalho de abertura e fechamento das comportas para que a água entre na lagoa e, o mais importante, não escape”, afirmou o adjunto.

Obras no local

Para que a equipe de engenharia da Sinfra consiga realizar a manutenção dentro do canal, foi instalada uma ensecadeira, que é uma barreira física com sacos de areia, que impede a água de chegar ao local da obra. Quando a área estiver totalmente isolada e seca, os trabalhos de recuperação do canal, com o alinhamento e manutenção da estrutura, serão iniciados.

Após essa fase, vai ser  instalada uma comporta, juntamente com a montagem e instalação de pórtico e talha de içamento dessa nova comporta, do lado do lago, para impedir a água de ficar dentro do canal e, assim, as equipes consigam trabalhar mesmo depois da retirada da ensecadeira.  

Entenda

No início do mês de junho, o Governo verificou que o nível de água na lagoa estava bem abaixo do normal, mesmo com o funcionamento do sistema de comportas. A partir disso, a Sinfra, prontamente, realizou um estudo para verificar a causa desse problema.  

Foi identificado, então, um vazamento em um dos dois canais que ligam o mar à lagoa. Devido a isso, a água que entrava na lagoa, estava fugindo e o nível de água diminuindo constantemente. Após essa identificação, o Governador Carlos Brandão mobilizou, de imediato, equipes da Sinfra para realizarem os serviços de manutenção do canal danificado, que permanecem no local recuperando a estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...