28 de maio de 2022

PÉ NO CHÃO E CHEGA DE DEMAGOGIA : PLANOS DE GOVERNOS NÃO PODEM FICAR ENTRE OS "RUMORES DAS SELVAS SECULARES"

Em períodos eleitorais com raras exceções entre os concorrentes/ são abundantes as promessas tendo prazo de validade meses após a posse. Os demagogos repetem Planos de Governos mirabolantes/ para enganar a boa-fé dos eleitores.

Foi da Associação Comercial( Plano Seta 1945) a primeira iniciativa. A única medida cumprida pelo governo de Clodomir Cardoso fora a criação do Deparatmento Terras/ Geografia/ Colonização.

O clima de desenvolvimento de 50 contagia os governos/ chega no Maranhão na gestão de Matos Carvalho(1957/61) - Copema com foco na energia elétrica/ transporte/ agropecuária/ industrailização.

Foi imposição da Sudene - criação de Planos de Desenvolvimentos  possibilitavam financiamentos -  que no  Maranhão foi criada a Sudema/ sem resultados/ serviu para "doar empréstimos" aos falidos.

No Governo de Newton Bello(1961/66)/ o Plano de Governo/ Desenvolvimento foi baseado no capital externo - empréstimo/ doações. A educação aparece com  9% dos investimentos no Orçamento.

O arcabouço do Plano de desenvolvimento "Maranhão Novo" de José Sarney(1965)/ foi estruturado nos erros/ acertos dos governos de Matos Carvalho/ Newton Bello. Volto ao assunto na próxima postagem.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRANDÃO CHEGA AO MARANHÃO COM DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR "AGORA MAIS DO QUE NUNCA" : FORAM QUATRO AGENDAS DE OBRAS E SERVIÇOS

  Após 45 no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo onde foi realizar uma cirurgia para retirada de um cisto em um rins, o governa...