26 de novembro de 2021

MARANHÃO LANTERNA VERMELHA SEGUNDO O IBGE : O ESTADO É O QUE TEM A MAIOR PERDA DE QUALIDADE DE VIDA E PIO DESEMPENHO SÓCIO-ECONÔMICO

 O Maranhão é o estado com maior perda de qualidade de vida e o pior desempenho socioeconômico do país. É o que apontam dois novos indicadores apresentados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV) mostra que em área rural há maior perda da qualidade de vida que na urbana. Já o Índice de Desempenho Socioeconômica (IDS) aponta que apenas nove unidades da federação têm situação melhor que a média nacional, estando o DF no topo do ranking e o Maranhão, na lanterna.


De acordo com o IBGE, os novos indicadores seguem recomendações das nações unidas e utilizam uma série de variáveis coletadas a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Nesta primeira edição dos dois índices foram usados os dados levantados pela pesquisa realizada entre 2017 e 2018.


As medidas do IPQV vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de zero, menor a perda. Ao final de 2018, o IPQV do Brasil era de 0,158.


Em área urbana o índice foi melhor que a média nacional, ficando em 0,143. Já na área rural, onde vive cerca de 15% da população, a perda de qualidade de vida era maior, já que o índice ficou em 0,246.


Desempenho Socioeconômico


Segundo o IBGE, o IDS incorpora a renda e as perdas de qualidade de vida em nove dimensões (renda, moradia, acesso aos serviços de utilidade pública, saúde, educação, acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, alimentação, transporte e lazer e viagens). Ao final de 2018, Índice de Desenvolvimento Social do Brasil era de 6,201.

Apenas 9 Unidades da Federação tinham índice melhor que o nacional, sendo que o Distrito Federal apresentava o maior (6,970), enquanto o Maranhão (4,897), o pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário