24 de junho de 2021

DE VOLTA AO BARALHO : ROSEANA SENTIU A CATINGA DOS SARNEY NOS LEÕES "DENGOSO"/ "BRABO"

 Reza a lenda da política maranhense que para governar o Maranhão "é preciso se fazer de morto". Sarney deu esse conselho ao ex-governador Pedro Neiva de Santana em 1970 que o sucedeu/ como governador biônico - indicado pelo governo militar ditatorial golpista de 1964.




Osvaldo da Costa Nunes Freire (1974/ 1978)/ João Castelo foram indicados por Vitorino Freire. Sarney se fez de morto/ acatou depois enterrou politicamente os dois. Luís Rocha eleito(1983) por vontade de Sarney foi outro que ele enterrou depois de sugar as verbas institucionais.



O obituário político que se antecipou em meio século ao Coronavírus fez outras vítimas - Cafeteira/ Zé Reinaldo - sempre com o mesmo modus operandi - sugava verbas institucionais por intermédio do Sistema Mirante/ depois o destruía com a mesma audiência/ "qualidade da informação".   




Edson Lobão/ Roseana Sarney por serem "uma só família" escaparam da "entubação" por razões óbvias. Jackson Lago brindou com os Sarney foi "enterrado" pelo Ministro do STF Eros Grau. Roseana voltou/ reelegeu-se outra vez. Flávio Dino está na fila para ser entubado/ embalsamado. 





A diferença entre Dino/ os outros "enterrados" é que a liberação das verbas institucionais para o Sistema Mirante ocorre no final do governo antes de "Todos Nos"/ agora no "Caminho Novo" - Maranhão Novo foi a marca dos governos Sarney. Quando os Sarney vão dar o bote? É só aguardar.



Roseana sentiu a catinga dos Sarney nos Leões - o Dengoso/ o Brabo. Dino não quer fazer a mudança estrutural/ alternar a liderança com Weverton / prefere descaracterizar a mudança/ com o vice Brandão que representa a volta das oligarquias paroquias/ do poder familiar elitista/ aristocrático.


Os Sarney pautam vidas/ voltas políticas/ aos Leões -foram 4 saídas/ voltas  -   como os membros da Casa dos Medicis/ mecenas culturais/ políticos do Sul da Itália. Maquiavel escreveu sobre/ para os Medicis : "o tempo arrasta tudo consigo/ pode trazer o bem como o mal/o mal como o bem". 



"De Volta ao Baralho"/ de "Volta ao Trabalho". Roseana  assume o comando do MDB 7 de julho/ após pesquisa da Escutec/ deve repetir os históricos 30% de intenções de votos. A data escolhida - 3 dias após a divulgação da Pesquisa Escutec. Se 7 não fosse mentira/ arriscaria 37%. Embaralhou? Dançou?





Nenhum comentário:

Postar um comentário