22 de janeiro de 2021

SONHO QUE SE SONHA SÓ É SÓ UM SONHO MAS SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE : A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE ARTICULAÇÃO DENTRO DO PROCESSO HISTÓRICO DA POLÍTICA MARANHENSE E IMPOSIÇÃO PELO EXERCÍCIO INTERINO DA FUNÇÃO OU SUCESSÃO OPORTUNISTA

Sarney chegou ao governo do Maranhão em 1965/ apostando no racha entre o governador Newton Bello/ o senador Vitorino Freire e poderia voltar  caso persistisse o processo de divisão do grupo do governador Flávio Dino. Entretanto experientes articuladores do atual governo começaram a trabalhar para impedir o retorno do sarneismo/ trabalhado pelo ex-governador José Reinaldo/ vice-governador Carlos Brandão/ ex-Presidente da Alema Marcelo Tavares. 







Sarney venceu Newton Bello/ o "Cara de Onça" "sentado na cadeira de governador/ com a caneta na mão" em um tempo que articulação/ imposição/ coerção/ consenso eram sinônimos. Bello  apoiou o ex-prefeito da Capital/ Costa Rodrigues. O senador Vitorino Freire também perdeu ao impor o vice-governador Renato Archer - vice da contestada/ derrotada gestão do governo Eugênio de Barros/ que originou a greve de 1951 com a morte de Saturnino Bello/ o Satu.






O quadro/ clima/ cargos / funções são parecidos. No entanto a força/ coerção/ consenso naturalmente exercido pelo governo de Dino tem como pauta a noção da "vontade livre"/ "consciência popular"/ buscando regularizar o antagonismo contrário da vertente coronelista/ oligárquica representada pelo vice-governador Carlos Brandão/ seu fiel escudeiro Marcelo Tavares/ sobrinho de José Reinaldo padrinho político de ambos que desejam a volta dos Sarney.



Na sexta-feira uma proveitosa conversa foi estabelecida entre o governador Flávio Dino/ o senador Weverton Rocha coma participação do deputado federal Márcio Jerry. O clima era de "sociedade política"/ no sentido dado por Gramsci em que todos os organismos políticos são valorizados para obtenção do consenso tanto para a alternância do poder/ quanto a sua manutenção. Essa ordem natural/ sem imposição é livre/ consensual. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...