O governador Flávio Dino teria dito : "time que está ganhando não se mexe". A tese do consorcio está vencendo/ mas se o produto tem vício de fabricação ou redibitório(oculto) tem de ser substituído/ sob pena da acusação de propaganda enganosa/ como acusa Braide em relação ao adversário predileto Duarte.
Todo o esforço empreendido até o momento poderia ter sido em vão. "Dividir para reinar" é fácil/ funcionou no 1º turno. Contudo seria prejudicial no 2º turno. Duarte de irremediável passado de intrigas/ brigas dividiria a base governista/ além de ser "propaganda enganosa" como o classifica Eduardo Braide.
Apesar do esforço de Fernando Sarney/ Pesquisa Ibope em manter Duarte Junior na segunda posição/ apresentá-lo como "mais competitivo" do que Neto Evangelista na semana que precede a eleição/ a verdade se revela mais favorável a Neto Evangelista - maior crescimento progressivo - quando a consulta ao eleitor é espontânea.
Fernando Sarney sabe que o melhor candidato para disputar com Braide é Duarte - não agrega a base do governo. Na mesma esteira de Fernando o Ibope apresenta Duarte como mais competitivo no 2º turno/ para afastar a ideia de Duarte como "macaco em loja de louça"/ pregar o voto útil/ adesões políticas governistas para o belicoso Duarte.
A verdade eleitoral deste 1º turno é mistério à ser revelado no dia 15 de novembro de 2020. Entra no jogo nesta última semana a aguerrida militância do PDT/ a frente o destemido/ incansável Weverton Rocha que recentemente virou o voto da expressiva da liderança representada por Sebastião Santos na Itaqui-Bacanga - era Braide agora é Neto.
Esse é apenas uma das destacadas articulações que devem ocorrer nesta última semana. As revelações também são esperadas. Agora é esperado que se abram as "caixas de ferramentas" para martelar/ parafusar/ lixar a vida pregressa de cada candidato. Isso também faz parte do jogo democrático/ para que o eleitor não seja enganado por propagandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário