14 de setembro de 2019

PREFEITO EDVALDO HOLANDA JUNIOR PARTICIPA DE MAIS UM ATO PARA MODERNIZAÇÃO DA FROTA DE TRANSPORTE EM SÃO LUÍS


Prefeito Edivaldo destaca modernização do transporte urbano da capital ao participar de apresentação de novos ônibus

Em processo de renovação desde 2013, a frota de transporte coletivo de São Luís atingiu a marca de 83% de renovação total; aproximadamente metade dos 830 veículos são equipados com ar-condicionado, proporcionando conforto aos passageiros.

O Sistema de Transporte Urbano de São Luís chegou a cerca de 40% da frota com ar-condicionado neste sábado (14), com a inserção de novos ônibus ao sistema. O prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou a apresentação dos novos veículos na Praça Maria Aragão e destacou que a nova realidade é mais um marco da sua gestão e é resultado da licitação do sistema. Somente no mês de setembro, 25 novos ônibus já foram inseridos na frota, contabilizando uma renovação de 83% desde 2013. As melhorias representa mais conforto a passageiros e trabalhadores que atuam na área.
No ato de apresentação dos novos ônibus, o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e secretários municipais, destacou que a licitação do Sistema de Transporte Urbano de São Luís marca um antes e depois da realidade dos passageiros de ônibus da capital e que este será mais um dos legados da sua gestão para a cidade. "A licitação do sistema de transporte foi mais um desafio que enfrentamos na nossa gestão e é mais um marco que deixaremos para a cidade, pois ela garantiu melhorias que tornaram o serviço mais moderno, seguro e com maior qualidade à população, pois estabelece metas que precisam ser seguidas tanto pelos consórcios quanto pela Prefeitura", disse o gestor municipal.
Com os sete ônibus inseridos neste sábado (14), São Luís conta agora com cerca de 700 ônibus renovados desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, número que representa cerca 83% da frota operante na capital. Desse total, 325 veículos são com ar-condicionado, garantindo maior conforto para os passageiros. Todos os novos veículos têm acessibilidade para pessoas com deficiência.
MELHORIAS CONSTANTES
Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís, composto por uma frota operante de 830 veículos. Com a renovação da frota desde 2013, houve redução da idade média dos veículos circulantes para 4,5 anos, a menor desde 2013. A idade média da frota de ônibus de São Luís é a menor do Nordeste, atualmente.
Em 2019, já foram feitas quatro inserções de novos ônibus no Sistema de Transporte Urbano de São Luís. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano. A segunda, em julho. Somente em setembro já foram duas inserções, contabilizando 25 novos ônibus colocados à disposição da população este mês. Ao todo, 2019 contabiliza 47 novos ônibus inseridos no sistema.
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Israel Pethrus, os novos ônibus entregues este mês vão atender às linhas da região da Cidade Operária, que servem a bairros como Cidade Olímpica, São Bernardo, São Raimundo, além de bairros da área do Sol e Mar. "Até o final da gestão do prefeito Edivaldo iremos fazer inclusões constantes de novos ônibus para atingirmos o maior patamar possível de renovação. Temos 830 veículos na frota circulante da cidade e já renovamos em torno de 700. Isso representa ganhos muito importantes para os usuários como qualidade nas viagens, maior comodidade, agilidade já que não enfrentamos mais os problemas mecânicos que faziam com que as viagens fossem interrompidas no meio do trajeto, entre tantos outros benefícios", informou.
Também participaram do evento os secretários municipais, Antônio Araujo (Obras e Serviços Públicos) e Pablo Rebouças (Governo) e o vereadores Pavão Filho e Genival Alves
FROTA MODERNA
Além de ar-condicionado e acessibilidade, os novos veículos apresentam sistema de biometria facial para coibir fraudes no uso de gratuidades e meia-passagem. A licitação do sistema permitiu ainda a criação de instrumentos como o bilhete único por meio das catracas eletrônicas e GPS, que possibilita o acompanhamento em tempo real dos ônibus, garantindo maior rigor no cumprimento das rotas e horários das viagens.
Já foram implantados também a recarga embarcada e o Cartão Criança, além do aplicativo Meu Ônibus, por meio do qual é possível saber a hora em que o ônibus vai passar, permitindo ao usuário escolher a parada mais próxima, localizar o ônibus pelo número da linha e ainda saber os sentidos de ida e volta.
SAIBA MAIS
- 83% da frota de ônibus já foi renovada desde 2013, cerca de 40% da frota tem ar-condicionado
- 4,5 anos é a idade média da frota de ônibus atualmente
- 830 veículos é a frota de ônibus circulante de São Luís
- Cerca de 700 é frota de ônibus renovada desde 2013
- 325 é a frota totalmente climatizada da capital
- 4,5 anos é a idade média da frota de ônibus atualmente - a menor do Nordeste
- 550 mil é o número de usuários diários do transporte urbano em São Luís
Licitação do Sistema de Transporte Urbano de São Luís
Finalizado em julho de 2016, o processo de licitação do Sistema de Transporte Urbano de São Luís é considerado histórico por seu ineditismo. A licitação estabeleceu padrões de qualidade para o sistema, que precisam ser cumpridos pelas empresas vencedoras, bem como mecanismos de fiscalização e cobrança para a garantia efetiva das melhorias.
Entre os padrões estabelecidos pela licitação está a redução da média de idade da frota para, no máximo, cinco anos; a substituição gradativa da frota por veículos com ar-condicionado; a introdução, no sistema, de ônibus biarticulados; acessibilidade em toda a frota entre outras melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário