16 de julho de 2019

CONCAVO/ CONVEXO: OBRAS DO CENTRO HISTÓRICO PARA PERIFERIA REFLETIRÃO AS IMAGENS DE FLÁVIO DINO EM RUBENS JUNIOR/ EDVALDO HOLANDA EM OSMAR FILHO

Aqueles que acompanham as eleições na Capital/ Maranhão desde 1984 sabem avaliar candidaturas/ reflexo das máquinas administrativas de forma positiva/ negativa/ bem como a decisiva influência da imprensa/ redes sociais/ blogs.

Candidatos a prefeito(a)Candidatos a vice-prefeitoNúmeroColigaçãoVotosPercentual
Gardênia Gonçalves
PDS
Jairzinho da Silva
PDS[nota 1]
11
Oposições Coligadas
(PDS, PL, PDC, PJ, PSC, PMB)
60.835
37,11%
Jaime Santana
PFL
Eurico Fernandes
PCdoB
25
Aliança Democrática
(PFL, PCdoB, PTB, PS)
53.753
32,79%
Jackson Lago
PDT
Julião Amin
PT
12
Frente Popular da Ilha
(PDT, PT)
29.137
17,77%
Carlos Guterres
PMDB
Haroldo Sabóia
PMDB
15
Cafeteira 86
(PMDB, PSB, PCB)
20.226
12,34%

O resultado da eleição revela que a teoria "quanto mais cabra mais cabrito" não é uma incógnita. Jackson Lago/ Carlos Guterres candidatos ligados a Cafeteira/ Sarney foram lançados para favorecer Jaime Santana. Mas não tinha exigência dos 50%.

A soma de Jaime Santana/ Jackson Lago/ Carlos Guterres beira 65%/ fato que levaria a eleição de 1984 para o segundo turno/ com a provável eleição de Jaime Santana em aliança com Jackson Lago/ Carlos Guterres aliados de Cafeteira/ Sarney.

A forma/ conteúdo/ velocidade da comunicação na construção das candidaturas mudou com o advento da internet/ obedece a física - em tempos iguais/ velocidade constante (sem intervalos). Acabou o amadorismo político eleitoral de antanho - de ontem.

Resultado de imagem para movimento retilíneo uniforme


Em "mile novecentos e oitenta e quatro" o Presidente da República(José Sarney)/ o governador do Estado(Luís Rocha)/ o prefeito de São Luís(Mauro Fecury) apoiaram Jaime Santana/ alcunhado de "Força Total". Por quê perderam?

Resultado de imagem para Sarney Luis Rocha Mauro Fecury

Sarney mandava verbas federais/ Luís Rocha ajudava com recursos estaduais/ Mauro Fecury executava obras com repasses constitucionais. Mas a escolha do "aristocrata" Jaime Santana favoreceu a vitimização de João Castelo/ Gardênia. 

Resultado de imagem para João Castelo e Gardênia Gonçalves na Prefeitura de São Luis

Na época Manoel Ribeiro/ Presidente da Câmara seria o candidato ideal - líder dos vereadores/ brilhante articulador - poderia ter cooptado o vereador/ apresentador Jairzinho da Silva que decidiu a eleição com o Programa o "Povo Com A Palavra".

Resultado de imagem para vereador jairzinho da silva e gardenia gonçalves


Trinta e cinco após a derrota do aristocrata  Jaime Santana/ o "Força Total" não deve se repetir  graças ao 2º turno/ as obras do Centro Histórico para periferia que refletirão as imagens de Flávio Dino em Rubens Junior/ Edvaldo Holanda em Osmar Filho.

Resultado de imagem para Flávio Dino e Rubens JuniorResultado de imagem para Edivaldo Holanda Junior e Osmar Filho

Não tem segredo/ mágica/ marqueteiro. A velha fórmula usada por Jackson Lago atualizada - buscar liderança na classe política(vereadores)/ calendário de obras/ programa de ação/ divulgação constante. O desconhecido vereador Tadeu Palácio deu certo.

Resultado de imagem para Jackson Lago e Tadeu Palácio

Lago era muito habilidoso a ponto de usar a mesma camisa - azul - nas ruas/  receber comendas/ emendas no Palácio dos Leões sem deixar-se confundir. Suas escolhas eram certas/ mantendo o PDT até hoje na Prefeitura de São Luís.

Resultado de imagem para Sarney Luis Rocha Mauro Fecury





Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...