Assisti na quarta-feira(13) uma das melhores Sessões Legislativas. O debate era sobre a Saúde nos Municípios do Maranhão.
Rafael Leitoa explanou sobre como seria possível tornar produtivos dezenas de hospitais de 20 leitos espalhados de forma eleitoral.
Os deputados médicos(as)Helena Leite/ Iglésio Moisés/ Wendel Lages/ Taísa Hortegal concordaram com o mais importante - a gestão.
A proposta são os consórcios - dividir o custeio dos hospitais de 20 leitos entre municípios de determinada região do Maranhão.
Matões do Norte seria o melhor exemplo do novo perfil dos Hospitais Gerais. A unidade em 60 dias será ampliada/ transformada em policlínicas.
O atendimento será ambulatorial em diversas especialidades/ com cirurgias eletivas/ urgência/ emergência ortopédica para 14 municípios.
A SES custearia 40% das despesas. O consórcio da região/ composta por 14 municípios da regional Itapecuru-Mirim pagaria os 60% restantes.
Matões do Norte está em reforma - prazo de 60 dias - para adequação. Matões vai ser a referência para Rede Estadual de Saúde do Maranhão.
Mas é preciso fazer justiça ao melhor exemplo de gestão de Saúde no Maranhão- Hospital dos Servidores/ Hospital São Luís/ Cidade Operária.
Não adianta junção em consórcios/ divisão do custeio sem boa gestão. O Hospital dos Servidores do Maranhão/ Hospital São Luís é a referência.
O Hospital dos Servidores do Maranhão/ Hospital São Luis é o melhor/ mais eficaz atendimento que pude presenciar/ acompanhando a minha genitora.
Tudo funciona bem - atendimento/ consultas/ exames/ diagnósticos/ cirurgias/ internações. Funciona para os servidores/ seus dependentes.
Volto a falar dos Hospital do Servidores/ de uma proposta alvissareira que pretende elevar o atendimento dos dependentes acima de 21 anos.
Pela proposta bastaria a contribuição dos dependentes maiores - 3% sobre o valor do salário do servidor. Tem plano mais barato ? Duvido.
Isso se chama PPP - parceria / público/ privada. Quando o PPP é poder/ política/ procrastinação vira "Elefante Branco" como as 72 UPA'S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário