22 de junho de 2018

QUAL A VERSÃO REAL/ VERDADEIRA ? PONTES/ INVEJA/ MALDIÇÃO/ CORRUPÇÃO

Sarney foi deputado federal/ governador/ senador/ presidente. O Maranhão lhe deu/ promoveu a tudo . O que Sarney deu em troca? Sarney aumentou a miséria do nosso povo/ enquanto sua família enriqueceu a ponto de ser considerada detentora de uma das maiores fortunas do Brasil/ mundo.

Quando questionado sobre o contraste entre a riqueza/ bons empregos/ cargos/ empresas/ patrimônio da sua família/ a miséria dos maranhenses Sarney culpa a desgraça do povo a lenda da "caveira de burro"/ sua sorte as estrelas do destino "caídas" do balde de um poema de Odylo Costa Filho.

Sarney depois de exercer/ enriquecer nos cargos de governador/ senador/ presidente explica a miséria/ Maranhão/ justificando com a lenda da "caveira de burro"/ segundo a qual os piauienses enterram um burro em Timom/ lançando a maldição que nada daria certo no Maranhão. É  lenda ou verdade?

A verdade sobre o contraste miséria/ Maranhão/ riqueza/ Sarney  está nos jornais - as denúncias de corrupção/ desvios/ propinas/ licitações fraudulentas - estampada durante meio século. Mas tem dois detalhes pouco observados : a inveja de Sarney dos bons gestores/ medo do desenvolvimento do estado.


É sobre isso - a inveja de Sarney dos bons gestores/ medo do desenvolvimento do estado - que nos vamos nos dedicar nestes dias. Vamos começar com a chamada "Ponte da Inveja" - a do Jaracati - construída no governo de João Castelo. Sarney tentou impedir sem sucesso. Inveja/ medo?

A construção da Ponte Jaracati- nome original - implicava em outra via. Sarney temia que a obra de Castelo competisse com a "imortalizada" gestão "Maranhão Novo"/ destacada pela construção da Ponte do São Francisco/ batizada Sarney/ dando a outra o nome de Tribuzzi. Tem outra "Ponte da Inveja"?

Tem outra sim/ a que vai ligar o município de Bequimão a Central/ promovendo o desenvolvimento de toda a Baixada Ocidental do Maranhão. Sarney  usa outra estratégia - a judicial - tentando proibir que as toneladas que compõe as estruturas sejam colocadas na região/ alegando propaganda eleitoral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...