Maranhão é uma palavra bonita com significados variados. Maranhão/ Estado em processo de mudanças profundas também sinônimo de mentira. Mentira deriva do mito que mistura realidade/ ficção/ humano/ animal.
O mito da competência - capacidade criada pela aparência - é uma "instituição/ uma "autarquia" no Maranhão. Isso tem haver com os títulos nobiliárquicos concedidos pelas monarquias aos suseranos/sabujos.
Por estratégia as malhas - institucional/ social/ intelectual - foi projetada durante os 50 anos de domínio Sarney. Misturam saber/ poder todos a serviço da oligarquia Sarney/ escrevendo ou a frente das instituições de controle/ social.
Sarney indicou governadores/ prefeitos aliados durante o período militar( 1965/10984). Assumiu a Presidência da República com a morte de Tancredo Neves/ multiplicando a influência por mais 30 anos/ até ser derrotado por Flávio Dino.
Por conta deste mitológico histórico políticos Sarney criou "mitos de competência" - os governadores/ prefeitos do período militar/ os eleitos por sua influência/ todos que ficaram a frente das instituições de controle/ sociais.
São incontáveis os mitos de competência nas mais diversas áreas. Um ainda sobrevive como o "filho que o dinossauro não teve". José Reinaldo/ o "Zé de Ré" é "tido/ havido" como competente articulador/ conhecedor das manhas de Sarney.
José Reinaldo/ segundo Joaquim Haickel/ o "Mãe Nagiba" sabe mais de política de que todo o PSDB reunido. Por quê ? Zé Reinaldo quer a renuncia de Roberto Rocha candidato ao governo do PSDB/ para que os tucanos apoiem Eduardo Braide.
"Zé de Ré" sabe tanto de política quando Joaquim Haickel - nada. Ambos são moleques das vontades de Sarney. A candidatura de Eduardo Braide ao governo dividiria o eleitorado de São Luís entre Dino/ Braide/ possibilitando o 2º Dino/ Roseana.
Eduardo Braide não tem projeção política nos 217 municípios do Maranhão. Mas é inegável que concorrer ao governo teria forte influência nas eleições de 2020/ para Prefeitura de São Luís. Braide sem mandato pode vira Pedro Celestino?
Nenhum comentário:
Postar um comentário