11 de junho de 2018

AS ANÁLISES DE JOAQUIM HAICKEL/ O MÃE NAGIBA / DE JOÃO MELO DE SOUSA/ O BENTIVI/ NÃO SÃO FIÉIS A HISTÓRIA POLÍTICA DO MARANHÃO

Fazer análise política exige no mínimo do analista distância dos grupos políticos/ conhecimento dessa história no Maranhão - de preferência desde 1900/ quando Benedito Leite teve o "bastão" por 12 anos/ repetido por 24 com Vitorino Freire/ 48 de Sarney.

Resultado de imagem para Benedito LeiteResultado de imagem para o senador Vitorino freireResultado de imagem para José sarney

A ordem cronológica/ geométrica - sempre em dobro - foi quebrada por Flávio Dino que não demonstra querer ser o dono do poder/ tendo como fim os interesse financeiros/ familiares/ do grupo político representado por empresas/ patrimônios.

Resultado de imagem para Flávio Dino

Flávio Dino quer  liderar para mudar práticas/ costumes razão de alguns ficarem perdidos "como cachorro que caiu de caminhão de mudança"/ ou rolando como as "rochas de onde se escavam com régua/ compasso restos dos dinossauros políticos". 

Resultado de imagem para Flávio Dino

As análises de Joaquim Haickel/ o Mãe Nagiba/ João Melo / o "Bentivi" não merecem apreço/ tem preços/ interesses políticos/ não são fiéis a história/ sem fundamentos que demonstrem que as estratégias dos grupos a que pertencem visem o coletivo.

Resultado de imagem para Joaquim Haickel charge

Todas as conjecturas óbvias começam com o "líder" sem liderança- José Sarney/ Roberto Rocha/ Maura Jorge/ Ricardo Murad/ Eduardo Braide - envolve um grupo  quase sem estrutura/ a não ser a midiática do cambaleante/ quase falido Sistema Mirante. 

Resultado de imagem para Sistema Mirante chargeResultado de imagem para Sistema Mirante charge

Dino prega alternância do poder. Os ciclos históricos de mandos/ desmandos - (12) Benedito Leite/ (24) Vitorino Freire/ (48) Sarney - estão esgotados. É necessário alternar - que outros assumam o comando - para liderar. O povo escolhe o que é melhor.

Resultado de imagem para ralf emerson um líder supera o outroResultado de imagem para o povo escolhe o melhor

Quando um líder supera o outro/ ganha o povo. O ex-prefeito da Capital Clodomir Cardoso superou Benedito Leite/ ao substituir os lampiões de gás por energia elétrica. Foi assim em 1917/ como informa Josué Montelo no romance Os Degraus do Paraíso.

Resultado de imagem para Benedito LeiteResultado de imagem para os degraus do paraíso josue montello

Clodomir Millet não aceitou ser indicado pelo Marechal Castelo Branco para governar o Maranhão. Neiva Moreira não teve coragem para liderar as Oposições Coligadas. Sarney aceitou o convite das Oposições Coligadas/ Castelo Branco(1965).

Neiva Moreira

Sarney anulou Renato Archer/ Freitas Diniz toda a geração/ imprensa vitorinista ao chegar ao governo/ mantendo a memória negativa por intermédio de Erasmo Dias.  A Ditadura Militar exilou Neiva Moreira. Sarney importou a oposição com Epitácio Cafeteira.

Resultado de imagem para renato archerResultado de imagem para renato archer
Resultado de imagem para renato archer

Sarney trouxe Cafeteira do Banco do Brasil da para disputar a Prefeitura da Capital. Cafeteira venceu com a promessa de "dar ripadas na onça"- Newton Bello era chamado de "Cara de Onça". Depois Cafeteira viu que Sarney era a "Onça".

Resultado de imagem para Joaquim Haickel chargeResultado de imagem para José sarney
Resultado de imagem para epitácio cafeteira


Sarney foi o dono do governo durante 48 anos/ manteve a oposição sobre controle desde 1965 com o exílio de Neiva Moreira/ nulidade dos vitorinistas  Renato Archer/ Domingos Freitas Diniz/ Orlando Leite/ Líster/ Tácito Caldas.

Em 1978 a oposição ganha sopro renovador com Haroldo Saboia/ o "Bobó Junior"/ filho de  José Pires de Saboia/ jornalista/ advogado aliado de José Sarney. Mas tudo não passou de um sopro. Saboia juntou-se aos vitorinistas/ oportunistas.

Resultado de imagem para haroldo saboiaResultado de imagem para haroldo saboia

Volto com os "desiludidos de toda ordem" - são todos heranças dos vitorinistas/ memorialistas/ oportunistas de vários naipes. É por isso que acredito na mudança de Flávio Dino. Conheço / interpreto a história da política no Maranhão como poucos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COM PERFIL DISCRETO E TÉCNICO EDSON FACHIN ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DO STF EM SETEMBRO DE 2025 E DEVE PROPOR UM CÓDIGO DE CONDUTAS PARA OS MINISTROS DO SUPREMO

Com perfil hermético/ discreto/ técnico Edson Fachin assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal em setembro de 2025/ seguindo a trad...