21 de janeiro de 2018

PARABÉNS : TEMA QUER ABRIR A "CAIXA PRETA" NOS CARTÓRIOS/ RECUPERAR "PERDIDO" DE IMPOSTOS SOBRE SERVIÇOS : ASSOCIAÇÃO DOS TITULARES DOS CARTÓRIOS TEME FISCALIZAÇÃO DA CORREGEDORIA NA APURAÇÃO DE SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS?

A Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão/ a ATC-MA atacou o Presidente da FAMEM/ Cleomar Tema que pediu apoio institucional ao Presidente do Tribunal de Justiça/ José Joaquim Figueredo dos Anjos no combate a sonegação fiscal/ pertinente aos serviços notariais/ cartorários/ serventias extrajudiciais(cartórios).

Resultado de imagem para caixa preta dos cartórios

A ATC-MA atacou o Presidente da FAMEM/ Cleomar Tema/ que solicita apenas o cumprimento da Lei Complementar 116/30 - validada pelo STF. A legislação adiciona/ gera Impostos Sobre Serviços Notarias/ Cartorários/ Cartórios/ que os tabeliães insistem em não recolher para os municípios. 

Resultado de imagem para cartórios charge

Como as cidades de pequeno porte não possuem estrutura pessoal para combater este tipo de sonegação fiscal/ a FAMEM solicitou ao TJ-MA que estabeleça a obrigação da prestação de contas realizadas pelas serventias extrajudiciais(cartórios) junto a Corregedoria do TJ-MA/ decorrente do repasse pecuniários dos Cartórios ao FERJ.

Resultado de imagem para cartórios charge

A ATC-MA atacou com "teses constitucionalistas Gilmarianas"/ elencando contraditoriamente artigos da Constituição Federal - ora reconhecendo a possibilidade da cobrança pelos municípios/ desde que instituídos/ ora negando sob a arguição do Princípio da Legalidade Estrita/ segundo o qual não pode haver cobrança sem lei que estabeleça.

Resultado de imagem para cartórios charge

Talvez a milionária arrecadação tenha promovido a "cegueira" da ATC-MA/ posto que a citada Lei Completar - reconhecida pelo STF - tem vigência/ eficácia "erga omnes"/ ou seja para todos.  Tudo indica que a Associação dos Cartórios quer apenas ganhar tempo/ com a obrigação de cada município criar lei específica para cobrança do ISSQC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário