19 de junho de 2017

DECISÃO DE PLANTÃO/ INTERROGAÇÃO : O "CRIMINALISTA" CELSO ANCHIETA/ FUNCIONÁRIO DO GABINETE DE SOUZA NETO/ GENRO DE RICARDO MURAD TINHA ADVOGADO CAUSA CRIMINAL?

Dos 23 aos 54 anos militei prioritariamente na área criminal da advogacia maranhense/ nunca soube que o nobre advogado Celso Anchieta tivesse patrocinado qualquer causa criminal no Maranhão/ São Luís/ Brasília/ DF.

Nestes 31 anos de advogacia recebi em uma ocasião a esposa do advogado Celso Anchieta no meu escritório. A distinta senhora queria estagiar na área do Direito do Consumidor - fui o primeiro advogado dos consumidores.

A então direção da OAB-MA era formada na sua maioria por advogados que patrocinavam a defesa das grandes lojas/ empresas do Maranhão. Fui representado pelo Presidente do Conselho de Ética Kleber Moreira. Qual o motivo?

O anacrônico Estatuto da OAB não permite que advogados façam publicidade - eu aparecia na televisão falando em nome da Associação Maranhense de Defesa dos Consumidores/ dizendo : "Informe-se/ Denuncie/ Ligue 900-14-00".

Um advogado cearense chamado de José Geraldo de "passagem" por São Luís encaminhou representação. Seguiram 17 para dar etiqueta. Me revoltei/ provoquei com a frase - "não votes/ marques" cansado das perseguições/ 3 reeleições na OAB-MA.

Era difícil aceitar a repetição vitalícia/ hereditária que assistia desde a década de 60 entre Doroteu Ribeiro(criminalista)/ José Oliveira(civilista). Infelizmente a malha institucional maranhense tinha muitas imbricações tipo OAB/Maçonaria. Mudou.

Eu sempre fui um "criador de casos" - meu senso de Justiça sempre foi mais forte que as minhas ambições pessoais. Advogava causas impossíveis como disse certa vez o radialista Silvan Alves. Nunca tive notícia de Celso Anchieta como criminalista.  Alguém tem?

Celso Anchieta funcionário do deputado estadual Souza Neto/ genro de Ricardo Murad encarnou Nelson Hungria/ libertou por meio de um Habeas Corpus em Plantão da 1ª Região do Tribunal Regional Federal o Presidente do PSDC/IDAC.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...