9 de março de 2017

FIM DE MANDATOS VITALÍCIOS/ HEREDITÁRIOS : JOÃO ALBERTO QUER PROFISSIONALIZAR A A OPOSIÇÃO

ANDRÉA MURAD REPETE ROBERTO JUNIOR 
A deputada estadual Andréa Murad repetirá o mesmo itinerário de Roberto Rocha Junior/ Edilasio Junior - disputar mandato que exige maior envergadura eleitoral para justificar a derrota/ deixar de forma altiva/ "a francesa"/ de "fininho" a cena política maranhense.

SEM PODER ECONÔMICO/ POLÍTICO
Roberto Junior/Andréa Murad despreparados receberam mandatos vitalícios/ hereditários no momento em que findava-se o abuso do poder econômico nas eleições/ financiados por doações ilegais de empresários beneficiados com o superfaturamento de obras.

PERDA DE ESPAÇOS POLÍTICOS
O desempenho político/ parlamentar de Andréa Murad é semelhante o da mãe a ex-deputada estadual Teresa Murad - fraco/ pífio/ inconsistente. Os Murad/ Rochas sempre estiveram a reboque dos Sarney. Os Murad perderam a principal base em Coroatá nas últimas eleições. 


O PODER ECONÔMICO COM DESVIOS
Ricardo Murad desviou quase 2 bilhões da Secretaria de Saúde/ que foram distribuídos de forma a gerar lucros/ dividendos financeiros no presente/ para quando necessários usarem parte deste dinheiro na manutenção do grupo em eleições futuras como as que se avizinham.

AS ESTRATÉGIAS
Uma das estratégias seria as candidaturas de Roseana Sarney/ Ricardo Murad como puxadores de votos na Assembleia Legislativa/ contrapondo-se a forte representação governista na Câmara Federal com os comunistas Márcio Jerry/ Clayton Noleto/ Marcos Pacheco puxando os governistas.


A INVERSÃO
Essa inversão - perder representação na Câmara dos Deputados - ganhar na Alema facilitaria a eleição de Zequinha Sarney ou João Alberto para o Senado/ ampliaria as bases/ tendo Roseana Sarney/ Ricardo Murad/ puxando votos/ financiando uma chapa unida/ forte/ tanto de estaduais/ federais. 

A PROFISSIONALIZAÇÃO
Depois das declarações do prefeito de Itapecuru Miguel Lauande/ no entroncamento/ do meio do Maranhão - "estou com o governador Flávio Dino para o que der/ vier/ quiser" - João Alberto marcou reunião com todos os prefeitos do PMDB/ para evitar a debandada como textualmente diz o EMA.

A VANTAGEM DO GOVERNO
O governo a cada dia ganha experiência/ renovará as bancadas estadual/ federal/ sem considerar o conceito "Roberto Rochista "política tem fila". Os bons quadros da oposição devem manter espaços nos grandes/ médios colégios eleitorais. A mudança tem que ser ágil/ mas gradual/ com competência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário