28 de outubro de 2015

DINÂMICA DA POLÍTICA NO MARANHÃO : O SALVE-SE QUEM PUDER DO PMDB/SARNEÍSMO



Resultado de imagem para onde tem poder tem reação charge

A briga "de foice amarela do medo/ sem martelo vermelho do poder/ no escuro eleitoral/ entre cegos abandonados" pela direção do PMDB é para garantir a reeleição - mandatos eleitorais - dos principais membros bastardos do sarneísmo moribundo.

Resultado de imagem para briga de foice no escuro

O controle do Diretório Regional amarra os Municipais e facilita a reeleição. Eles sabem, ainda que pela falta de leitura que : "onde tem poder/ tem reação"(Michael Foucault). E dessa reação/minoria é que as oposições conseguem os mandatos eleitorais. 

Resultado de imagem para onde tem poder tem reação charge

O nascimento do PMDB, no Maranhão é mais recente do que sua principal figura- o "Highlander" Epitácio Cafeteira. Cafeteira negociou(1984) com Sarney o governo pelo PMDB. O PMDB vai morrer primeiro do que Cafeteira, hoje com quase 100 anos.

Resultado de imagem para highlander charge

Por mais absurdo que pareça aos antigos o "abraço de afogados"- PMDB/Sarneísmo -  reúne a antiga oposição/ situação. É a dinâmica da política, sobre a qual tão bem comparou Teotônio Vilela em palestra na década de 80 : " é como o desenho das nuvens/ em instantes o leão vira rato/ o rato vira o leão".

Resultado de imagem para desenho nas nuvensResultado de imagem para desenho nas nuvens 
O leão e Sarney em transformação ?

Um comentário:

  1. Anônimo15:56

    Zequinha Sarney não dá uma dentro, pqp...

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...