4 de julho de 2015

PESQUISA ESPONTÂNEA EXATA DA EMPATE TÉCNICO : ELIZIANE 10% / EDIVALDO 9%

Fiquei horrorizado com as análises sobre a Pesquisa Exata. Porque ? Nenhum blogueiro enfatizou a importância das pesquisas espontâneas- aquelas em que não são colocados os nomes dos candidatos. O eleitor se manifesta livre.

A pesquisa espontânea é a "rainha" das tendências nas estatísticas eleitorais, posto que não são passíveis de manipulação- priorizar nomes de candidatos em listas/ destacar nomes pela entonação da voz ou outra sugestão no pesquisado.

Na espontânea dá empate técnico- Eliziane tem 10/ Edvaldo 9%. É desta forma que terminará o primeiro turno, um diminuto percentual separando Edivaldo/Eliziane. Quando Eliziane sobe ? Com 13 candidatos estimulados.

A disparidade entre a espontânea- empate técnico/ estimulada- Eliziane tem o dobro de Edvaldo - apresenta outra contradição. Porque ? Porque o número de indecisos são de 56%.

Como Eliziane (28%) poderia dobrar Edvaldo(14%) se na pesquisa os indecisos somam 56%, totalizando 98%. Onde esconderam os 17% de Castelo/ os 6% de Roseana/ brancos/nulos?

Os 56% de indecisos são dados globais da pesquisa sobre os eleitores ludovicenses. Isto quer dizer que apenas 44% já tem candidato. Os números estão mais para guarás do que exatos.

Qual o motivo ? 500 mil motivos, cobrados em guaranis/ guaranás/ guarás. Como ensina Tim Maia : "Em cima disso construímos nossos Castelos e criamos um mundo de encanto, onde tudo é Bello."




Um comentário:

  1. Anônimo12:01

    É uma oposição muito suja! Uma maneira de fazer jornalismo que não visa a imparcialidade, mas sim implantar notícias modificadas para interesses pessoais. Povo baixo.

    ResponderExcluir