29 de novembro de 2014

CAFETEIRA E O CAFEZINHO : O PASTOR E OS CORDEIRINHOS

Alguns deputados estaduais/federais foram ao almoço Flávio Dino/Humberto Coutinho para sondar como "vai ser o amanhã"- as relações entre os parlamentares e o governo estadual.

Rogério Cafeteira teme as relações pastor e os cordeirinhos. Para Cafeteira, Humberto Coutinho seria o pastor com "superpoderes". Cafeteira não quer só "cafezinho"- conversa políticas.  

Rogério Cafeteira com menos de 40 anos, faz política pelo modelo anacrônico(fora do tempo) do "tio-cunhado-avô", Epitácio Cafeteira. 

O patrimonialismo(confundir público com privado) está derrotado, mas o fisiologismo(toma lá, dá cá) ainda está impregnado na Alema.

Rogério Cafeteira é fruto da nova geração de políticos, mas com mentalidade pautada no patrimonialismo/clientelista/fisiológico.

Tem jeito?Sim. A adaptação/ assimilação virá pelo tratamento igualitário/democrático do futuro governo. É preciso tempo/habilidade e prática.  



28 de novembro de 2014

FLÁVIO DINO : GOVERNARÁ COM A CLASSE POLÍTICA SEM PRIORIZAR PARTIDOS

Depois de meio século de sarneísmo soaram estranhas as palavras de Flávio Dino para classe política- deputados e prefeitos:

"Vamos separar a ação política da administrativa. Vamos permanentemente conversar. Será um governo baseado no diálogo".

Acostumados ao mando/ quero/ faço/ murros na mesa e até tabefe de Roseana Sarney, prefeitos/ deputados ainda não assimilaram o modo Dino.

Como não ser aliado e ser recebido pelo governador para diálogos ? Como ser aliado e poder dialogar constantemente ?

Alguns deputados não entenderam que os diálogos sobre as emendas envolverá apenas o governo/ o parlamentar e os interesses do povo.

Sobre as emendas parlamentares deputado deve dialogar sem interlocução das empreiteiras. Empreiteira deve participar sem cartel que fantasie licitações.

A Presidência da Assembleia Legislativa será o primeiro capítulo de um ciclo que ensinará eleições sem o tradicional fisiologismo- o famoso toma lá da cá.

Isso é o início das mudança. Quando começa certo a probabilidade de acertar é bem maior. Mas tudo isso é um longo aprendizado. Avante Maranhão.    

27 de novembro de 2014

O MODELO DA OLIGARQUIA SARNEY É O MESMO DA DINASTIA DOS MÉDICI : MECENAS E ATORES DA ARTE/ CULTURA POPULAR

A oligarquia Sarney usou o mesmo modelo da dinastia dos Médici- o patrocínio/ participação da arte/ cultura popular como instrumento de cooptação.

Carnaval/ São João devem ficar livres das rimas/ toadas dos babas tipo- "sou filha de Chiquita bacana/ aquela que canta com Roseana". Ninguém merece.

  

ASSIMILAÇÃO/ ADAPTAÇÃO : SITUAÇÃO/ OPOSIÇÃO

Durante 48 anos de mando/ desmandos da família Sarney, seus filhos(Roseana/Fernando/Zequinha) destroçaram todos os setores da atividade pública/privada no Maranhão- tudo ficou viciado/ corrompido.

A lei Sarney no resumo era : Sarney é Sarney. A interpretação tinha seus rígidos/caninos/fieis postulados, ou "riscado" como preferiam os do meio político, sempre em obediência aos preceitos do sarneísmo:

Artigo 1º- Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido ;

Artigo  2º- Está lei entrará em vigor nas repetidas datas de eleições no Maranhão;

Artigo   3º-  Revoga-se todas eleições em contrário.

Sarney repetiu em dobro(48) o que Vitorino fez em 24 anos de politicagem/politicalha. A malha institucional que mantém o controle social, mesmo com a recente eleição de Flávio Dino ainda obedece Sarney.

A oligarquia Sarney tem os mesmos objetivos/métodos/modelos da dinastia dos Médici, que em intercalados 150 anos mandou no Sul da Itália.  Sarney pensa voltar ao poder para ficar por mais 100 anos.

O deputado estadual Adriano Sarney já apresenta-se como oposição do futuro. Adriano durante 25 anos tinha como nome de batismo Sarney Neto. Razões etílicas/políticas/ familiares fizeram-no mudar de nome.  

Eu tinha um cachorro pitbull com pedigree. O nome dele era "Rompe Ferro". Meus amigos achavam feio um pitbull com o nome de "Rompe Ferro". Mudei o nome para "Ralf". O bicho não assimilou/adaptou.

José Cirilo e o pedigree cultural. É muito besteirol em 4 minutos de entrevista. Depois de encolher os ombros e a cabeça como jabuti, Sarney Neto ou Adriano Sarney Filho explica porque entrou na política.



26 de novembro de 2014

JARDIM E MÃE NAGIBA : APONTAM NA MESMA DIREÇÃO, MAS POR CAMINHOS DIFERENTES

MarcioJardimeJoaquimHaickel

Para apontar com o dedo sujo na direção da maquete do Ginásio Costa Rodrigues, Mãe Nagiba apoia o braço esquerdo no direito. Coisas de violinista- "pega" com a direita e aponta com a esquerda. 

ROSEANA SARNEY É PELÉ DA INSEGURANÇA PÚBLICA : O MILÉSIMO ASSASSINATO TEM A MARCA DA IRRESPONSABILIDADE/INCOMPETÊNCIA DE NOMEAR UM GUARDA-COSTA PARA SEGURANÇA PÚBLICA

O pacífico/acolhedor Maranhão chega a triste estatística do milésimo assassinato antes que se finde o ano de 2014. As causas são variadas, entre os efeitos a insegurança coletiva se destaca.

Mas é preciso que se lembre a irresponsabilidade de Roseana Sarney, que no início do seu governo colocou um Agente de Polícia despreparado para comandar a Segurança Pública no Maranhão.

Roseana Sarney pagou a dívida da família Sarney com o Agente de Polícia Aluísio Mendes, que caguetando evitou a prisão do irmão de Roseana, Fernando Sarney na saudosa "Operação Boi Barrica".


O pagamento da dívida incluiu vidas inocentes. Era notório a falta de preparo de "Aluizinho". Enquanto o povo morre, Mendes levará vida folgada como federal- deputado, pois como Agente ficou difícil.

Essa estatística considera apenas a Segurança Pública. Se levantar os óbitos por desnutrição/ falta de saúde/saneamento Roseana Sarney ganha mais notoriedade- negativa - do que Pelé.

25 de novembro de 2014

ARNALDO ENTENDEU O RECADO : MELO CANSOU DE SER "GOVERNADOR PAPAGAIO" E NÃO VISITOU OBRAS EM SANTA INÊS E PINDARÉ NO "OMBRO" DE ROSEANA SARNEY

Arnaldo Melo cansou de ser fotografado como "governador papagaio"- no ombro de Roseana Sarney nas vistas/ inaugurações de obras. "Doravante não acompanharei Roseana, não sou palhaço".

PINDARE

Roseana Sarney esteve hoje(24) em Santa Inês e Pindaré. As visitas fazem parte da falsa estratégia do marketing ladrão- "ela roubou, mais fez". No rolo a Sarney aproveita para humilhar Arnaldo Melo.

HOSPITALSANTA

Melo não foi a vistoria, nem a inauguração. "Roseana dizia que era importante Arnaldo acompanhá-la para pegar o ritmo, mas era só sacanagem", revela o blogueiro GilbertoLS.

Em Santa Inês, Roseana admitiu não entregar o Hospital Macroregional(100 leitos). Depois de 4 longos anos, finalmente entregou a Univima em Pindaré.

Flávio Dino terá a árdua missão de fazer os "elefantes de mármore branco"- os hospitais - funcionarem. Mas todos os contratos/ execução/ medição das obras serão auditados pelo novo governo. 

HITCHOOK OU SHERLOC ? CÂMERA ESTAVA A ESPERA DA MORTE DE SARAIVA?

A elucidação do assassinato do fiscal Saraiva tem um detalhe curioso à ser investigado. Uma câmera fixa estava postada exatamente no ângulo, que alcançou o momento da execução do fiscal.

Saraiva foi atraído por um isca- aquele que leva a vítima para a "casinha"(local do assassinato). Pelos recursos de aproximação será fácil identificar autor/co-autor do estudado assassinato.

A estratégica localização da câmera é para chegar fácil ao executor ? A estranha coincidência é decorrência do local ser pista sem saída ? Uma câmera apontada para uma rua sem saída? 

Hitchcook ou Sherloc ? Seja qual for o resultado das investigações é importante tolerância zero na apuração deste crime. Afinal Saraiva investigava crime de sonegação fiscal em cargas de arroz.

PISSA, PISSA : ROSEANA SARNEY "HOMILHA" ARNALDO MELO E SÓ SAI DO GOVERNO DEPOIS DO NATAL

Roseana Sarney "homilha"- humilha e dá esperanças de milhões - Arnaldo Melo. A Sarney marca datas da suposta saída do governo, mas cada vez que se aproxima o dia empurra para frente.

Melo já foi apelidado de "governador papagaio de pirata". Arnaldo participa de todas inaugurações no ombro de Roseana Sarney. Contudo a cadeira de governador que é a boa "necas de pitibiribas"

A Sarney por intermédio dos blogueiros puxa-útero(GLS&Deças)anunciou 3 datas : 5/ 10/ 15 de dezembro. Todavia mandou adiar para depois do Natal, quando pretende inaugurar a Via Expressa.

Pisa, pisa.

24 de novembro de 2014

É DE EMPRÉSTIMO OS 2 BILHÕES QUE ROSEANA SARNEY DISSE QUE VAI DEIXAR NO CAIXA

Depois de "raspar o tacho" até o fim do governo, Roseana Sarney revelou de forma auspiciosa que "vai deixar 2 bilhões no caixa".


A "pegadinha" só foi descoberta após a postagem dos blogueiros puxa-útero da Sarney - sinônimo de puxa/sacos - nesta segunda(24).


"Os 2 bilhões que Roseana Sarney  disse que vai deixar no caixa do estado, é promessa futura de liberação de empréstimo(BNDES)", revela G.L.S. 

Roseana Sarney deve usar sutiã de aço. É preciso ser muito "peituda". Dizer que vai deixar 2 bilhões no caixa, quando na realidade é empréstimo!

MUDANÇA PARA SER BOA COMEÇA DENTRO DA BARRIGA DE CADA UM : DINO CORTA LAGOSTA E CAVIAR DO CARDÁPIO DOS LEÕES

Flávio Dino anuncia cortar lagostas/caviar/geleias francesas/ biscoitos ingleses/ queijos suíços entre outros itens  do opíparo-abundante/ suntuoso/ majestoso - cardápio do Palácio dos Leões.


O anúncio além de mostrar que a mudança para ser boa começa dentro da barriga/cabeça de cada um, traduz o respeito que Dino tem pela condição miserável em que vive o povo do Maranhão.


O rega-bofe nos Leões é tradição política antiga. Em 1955 as Oposições Coligadas lançaram ao governo do Maranhão o brigadeiro Hugo da Cunha Machado, que rompera com o vitorinismo.


José Machado, sobrinho do brigadeiro Hugo da Cunha Machado defendia ardorosamente a candidatura do tio, na Assembleia Legislativa dos ataques exaltados dos empedernidos vitorinistas.

Chagas Araújo era entre os vitorinista o mais exaltado. Machado aparteou Araújo, apostando que se Hugo Machado se elegesse governador do Maranhão, Araújo aderia "esfomeado" ao governo.

Araújo acusou o golpe. Em aparte denunciou a tradição dos "comensais" do Palácio dos Leões, no tempo em que o  vitorinismo promovia diariamente nababescos almoços para deputados :

"Estou criticando a candidatura do brigadeiro Hugo Machado, mas em hipótese alguma admito a possibilidade, caso ele seja eleito governador, de não beber e de não comer no Palácio dos Leões".

A culpa é do mordomo. De Sarney.

23 de novembro de 2014

ARRUMA AS MALAS : FAMÍLIA SARNEY ENTRE A EUROPA E EUA

José Sarney esteve na Europa, precisamente em Portugal. Na agenda encontro de "h" com o ex-primeiro ministro, o socialista Mário Soares.

O velho morubixaba maranhense estuda basear parte da família em Portugal, onde teria um castelo em estilo medieval na cidade de Sintra.

Para desgosto/ aflição de José Sarney, Roseana Sarney deve mesmo constituir empresas/negócios com o marido Jorge Murad em Miami, nos EUA.

Sarney orientado por juristas, gostaria de ver Roseana abrigada em país que dificultasse o processo judicial, em caso de eventual extradição.

Roseana/Jorge apostam na crise americana. Atualmente estrangeiro que entra com grana, abre negócios, gera emprego recebe "welcome"-bem vindo.  

Aruma as malas.

SOL AS ESCURAS : CEMAR DESLIGA TUDO PARA REPAROS

Escrevo a luz de velas. A Cemar desligou toda a corrente elétrica da Rua do Sol para reparos. São quatro semanas de sofrimento e baixa produção.

Espero poder voltar a rotina de trabalho ainda neste domingo(23). Vamos adquirir equipamentos para suprir os constantes cortes de energia elétrica.

Agradeço a compreensão de todos.


PESQUISA INOP : DR. MILTON GONÇALO SEGUE NA LIDERANÇA PELA PREFEITURA DE SANTA RITA

0 WhatsApp Facebook Twitter Messenger Telegram Comparti O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida elei...