24 de setembro de 2014

VIGIAR E PRODUZIR VÍDEOS : RECURSOS PARA O BOM ADESTRAMENTO E PRODUÇÃO DE DEPOIMENTOS EM PEDRINHAS

O célebre filósofo francês Michel Foucault ensina em Vigiar e Punir : "O poder de disciplinar é com efeito um poder que, em vez de se apropriar e de retirar, tem como função maior adestrar".

O poder de adestrar produz "rituais de verdade" em Pedrinhas ? O vídeo em que um presidiário acusa Flávio Dino, supostamente arquitetado dentro da Penitenciária de Pedrinhas indica que sim.

O vídeo é real. Mas o que se discute é o surrealismo(representação do irracional). O delegado aparece com a voz distorcida(mixada). Porque o inquiridor não deixou-se identificar? 

Os próprio governistas levantam dúvidas sobre "as condições em que o depoimento foi tomado". Contudo o fazem pensando que levará tempo para saber quem é o inquiridor/ as condições do preso.

Se o depoimento foi tomado dentro de Pedrinhas é fácil identificar quem/quando tomou/produziu. Quanto ao preso é garantir sua existência em outro ambiente(prisão), que ele falará a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...