14 de dezembro de 2013

A SAÚDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS E AS SUCUPIRICES DE RICARDO MURAD

A questão da Saúde Pública(São Luís/Maranhão) não pode continuar a ser tratada como querela política. O ex-governador Jackson Lago por inspiração resumiu o cerne da questão com a frase : "procissão de ambulâncias".

Não é correto afirmar que os corredores dos Socorrões I, II estão abarrotados de pacientes por descaso da atual gestão. Não seria a reportagem de da Globo que definiria o problema da saúde pública em São Luís.

O problema é gravíssimo, precisa de correção na urgência, emergência e cirurgias eletivas. Mas é preciso que se informe os números para a conclusão da opinião pública. Do contrário é só verbo e provocação.

São Luís recebe 45% dos recursos do SUS, o governo do estado fica com 50% e o Hospital Universitário 5%. Portanto o governo estadual tem o maior percentual disponibilizados pelo SUS. Esses são os números reais das faturas.

Nos itens atendimento, procedimentos e cirurgias é que a procissão de ambulâncias tem mais velas nos Socorrões I, II, que atende 70% da demanda do estado. Que fique claro o reconhecimento aos atendimentos nas UPAS em São Luís.

O que não pode é confundir-se parceria com provocação. Se Ricardo Murad pautasse sua conduta por Pedro Fernandes(Secretário de Educação do Estado), encontraria resposta positiva do Secretário de Saúde do Município.

O que não dá é para ler/ ver e ouvir os argumentos para minorar os problemas da saúde pública de São Luís/Maranhão, como quem assiste um capítulo da novela "O Bem Amado", onde a retórica substitui os argumentos serenos e fundamentados. 




Um comentário:

  1. Anônimo11:10

    Ao mesmo tempo em que alardeia uma pseuda revolução no sistema, o falastrão secretário de saúde do Estado declara que a saúde no município de São Luís está atravessando momento de verdadeiro caos. Acho, então, que os tão propalados 29 hospitais inaugurados no interior(a meta era entregar 72) não estão repercutindo, como era de se esperar, no desafogo do atendimento na capital, a se confirmar a informação de de fonte autorizada de que os socorrões em São Luís vivem permanentemente superlotados porque cerca de 70% das internações referem-se a pacientes oriundos do interior. Eu acredito mais na palavra da Prefeitura de São Luís, por motivos óbvios.

    ResponderExcluir

HILTON GONÇALO FAZ GRANDE FESTA PARA O TRABALHADOR EM SANTA RITA

WhatsApp Como já é tradição, o prefeito Dr. Hilton Gonçalo realizou mais uma grande festa do Dia do Trabalhador. Em todos os anos, o gestor ...