3 de novembro de 2012

"ESTÁ NOITE NUNCA VAI ACABAR" :PAPAI DOENTE, kARROLA INCHADA, MAMÃE PUXANDO

O grupo Sarney está caduco, adoecido por culpa do próprio chefe do clã. Sarney não permitiu o surgimento de lideranças naturais. Quem ameaçava o poder político era banido e condenado ao ostratacismo.

Sarney nomeou e elegeu todos os governadores nestes 46 anos, excetuando-se Jackson Lago. Na galeria  Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, Edson Lobão, Roseana Sarney e José Reinaldo.

José Sarney na maioria das vezes dividia seu estratagema, dando dois anos de paz ao nomeado ou eleito, para nos dois últimos anos de governo denegrir de maneira fulminante os "aminimigos"(ex- amigos inimigos).

Do legado de Pedro Neiva, Jaime Santana, filho único elegeu-se sucessivas vezes deputado federal. Nunes Freire governou de forma séria e austera, mandou prender o Secretário de Fazenda por improbidade.

João Castelo emparedou Sarney no início da década de 80. A luta política de forma pragmática dura 32 anos. A administração castelista foi marcada por técnicos experientes e experimentados políticos.

Luís Rocha o mais corrupto dos governadores desta 5 décadas fez fortuna dentro e fora do Maranhão. As fazendas em Uberaba tem tanto gado, que uma cabeça de boi de cor negra se perde no meio das brancas.

Edson Lobão é exceção em relação a ruptura política. Lobão é o único dos eleitos, que não rompeu com a família Sarney. Edinho, filho e senador suplente de Lobão resume: "somos todos uma grande família".

Caducos, adoecidos, tuxaua(Sarney) e murumuxaua(Lobão) tentam renovar o grupo político, derrotando a nova liderança( Flávio Dino) no nascedouro. Sarney habilidoso e Lobão resignado apóiam Fernando Silva.

Luís Fernando Silva não pode ser considerado liderança artificial, da mesma forma Flávio Dino tão natural. O parto político de Dino foi público, pela mãos de "Zé Reinaldo" e bolso de Humberto Coutinho.  

Dino cunhou uma frase lapidar durante o penoso luto do filho- "Esta noite nunca vai acabar". Não sei se a noite amanheceu e virou dia, mas neste e feriado tive a mesma impressão com mãe e filho adoentados.

Divido o dia, as madrugadas entre a UDI e a rua do Sol. Minha mãe está acometida de virose, Augusto(filho), sofre da mesma doença. Lembrei-me do dilema de um  deputado para espantar a morbidez.

Excelência nos primeiros anos de Capital dedicava-se ao Curso de Medicina. A comunicação com a família era feita de forma precária, através do Programa Radiofônico "Alegria na Taba" com Raimundo Coutinho.

Certo dia, uma inusitada missiva endereçada ao atual deputado chegou pelo "Alegria na Taba". "Fulano, pai doente, Karrola inchada, mamãe puxando". O então estudante de medicina rumou apressado para o interior

"Em lá chegando" encontrou o pai gripado, a irmã de nome Karrola inchada de verminose e a mãe asmática, "puxando", "piando" ou melhor com dificuldades de respirar. "Essa noite nunca vai acabar".

Desculpem a baixa produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...