1 de outubro de 2012

SARNEY DE NOSTRADAMOS E JOAQUIM HAICKEL DE MÃE NAGIBA

Em Microfísica do Poder(23 Edição, Editora Graal, página70) Michel Foucault alerta que a politização de um intelectual o leva a dois caminhos diante dos poderosos : a maldição ou submissão. Diz ainda o filósofo que o saber tem a função de revelar para conscientizar.

José Sarney e Joaquim Haickel travestidos nos fardões acadêmicos são exemplos da falsa intelectualidade. O primeiro usou o seu próprio jornal neste domingo(30) como Nostradamus "de um tempo esquecido". O segundo no mesmo ambiente encarna "Mãe Nagiba".

Sarney "em busca do tempo perdido" finge que não indicou os prefeitos Vicente Fialho, Bayma Junior, Roberto Macieira e Mauro Fecury. Sarney foi prefeito e governador durante 14 anos (1970 à 1984). Sarney cinicamente exime-se de qualquer culpa em relação à São Luís.

Joaquim Haickel ganhou fardão de imortal pelas "obras" prestadas à Fernando Sarney. Nos períodos eleitorais Haickel encarna "Mãe Nagiba".  A intelectualidade por amostragem e outros sofismas, tem o óbvio como ciência. "Mãe Nagiba" tenta pregar o voto útil aos vereadores da famílai Sarney.

José Sarney e Joaquim Haickel ainda não percebram, "que o povo não precisa de intelectuais para saber, eles sabem perfeitamente, claramente, muito melhor que os intelectuais"(Micel Foucault, Microfísica do Poder, página 71), daí recorrerem constantemente aos amuletos, supertições e previsões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...