19 de julho de 2012

POLITICAGEM: UPA'S NÃO ATENDEM PACIENTES ENCAMINHADOS PELA SAMU

A Folha de São Paulo revela o quanto a politicagem prejudica a população maranhense. Em São Luís pacientes transportados pelo SAMU(Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) gerido pela Prefeitura não são atendidos nas UPA"S gerenciada pelo Governo do Estado.

O veto contraria portaria do Ministério da Saúde. As UPAs devem trabalhar em conjunto com o Samu. O Ministério Público enxerga na proibição a lamentável disputa política. A discriminação no atendimento encaminhado pelo SAMU as UPA'S é determinação de Ricardo Murad.

O prefeito João Castelo (PSDB) é adversário da governadora Roseana Sarney (PMDB) -o todo poderoso Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad, é cunhado de Roseana. Cunhada(Roseana) e cunhado(Ricardo) fazem tudo para atrapalhar a administração de João Castelo.

Na cidade, pacientes transportados pelo serviço estão proibidos de ser atendidos nas UPAs. Quem precisa de atendimento de urgência tem de chegar por meios próprios, como carro ou mesmo a pé. Tudo porque o Secretário de Saúde, Ricardo Murad quer fazer política com as UPA'S.

A Promotoria já constatou casos de pacientes deixados pelo Samu perto de unidades estaduais, para depois seguirem de táxi ou carregados por parentes. O promotor Herberth Figueiredo deve entrar com ação contra o Estado pedindo a abertura das UPAs ao serviço municipal.

“A gente é proibido de entrar nas UPAs. Se tentarmos colocar a ambulância, o guarda fecha o portão. É assim desde a inauguração [no último ano]“, afirma o diretor do Samu, Rurion Meneses. É desse jeito que Sarney/Murad governam o Maranhão. A obrigação virá favor.

Será que até outubro a Polícia Federal não constata tráfico de influência nos atendimentos das UPA'S? Um passarinho me falou que a possibilidade de um flagrante no período eleitoral vai "detonar" uma candidatura. O Maranhão de Sarney tem destas coisas. Saúde Pública é obséquio.



 

                                                      

2 comentários:

  1. DÉCIO08:00

    CÉSAR, TODA TACA É POUCA PARA MARANHENSE!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:08

    cesar eu estava intenado na uti do hospital carlos marciera morreu um paceinte na uti do 3andra de choque eletrico pois as cama estrava pasado corete eletrica a paceinte estava no leito 13 os funcinario falaro que a uti do tereio tabam morreu dois paceinte no da paceinte era ana celeia o medico que estava de plantao era marcos antonio que falo que paceinte morreu de parada rispiratoria meu nome e luis carlos

    ResponderExcluir