14 de outubro de 2011

DEPOIS DO MORRO "ZÉ BOMBOM: ALUÍZIO MENDES NEM COMO "SONHO DE VALSA"

Localizado no bairro do Coroadinho, em São Luís, o "Morro do Zé Bombom"  é um marco na história da criminologia no Maranhão. A comunidade  vítima da falta de políticas públicas sofre as consequências do descaso do governo.  

O tráfico de drogas tornou-se a atividade mais lucrativa, impondo comportamentos  e ditando selvagens regras de convivência. Como animais famintos traficantes demarcam os espaços pelo uso da força de armas pesadas.

Crimes são cometidos a luz do dia sem que os autores incomodem-se com a identificação pessoal. A vingança é um prato que se come incendiando a casa dos desafetos. Fura-se os olhos de um jovem de 22 anos e cinicamente dizem: "Olhão" faltou luz.

Neste universo macabro vidas inocentes são condenadas desde a existência. Não existe perspectiva de vida e a esperança de dias melhores advém com o uso e tráfico de drogas. Este fascínio atrai famílias inteiras e espalha-se como as drogas no organismo social.

O governo estadual embora constitucionalmente  obrigado, nunca elaborou "Política Criminal" de prevenção e combate a criminalidade. Os Secretários de Segurança e Penitenciária foram escolhidos por critérios pessoais e políticos respectivamente.

A falta de visão de Aluízio Mendes espelha-se na inexperiência de Sérgio Tamer. Diante do quadro crescente da violência urbana o primeiro está mudo e o segundo surdo. A governadora assiste a tudo inerte entre vasos de porcelana no Palácio dos Leões.

Governadora, depois dos episódios do "Morro do Zé Bombom", Aluísio Mendes nem como "Sonho de Valsa". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA