13 de junho de 2011

DEPUTADO MACARRÃO: ENTRA DURO E SAI MOLE E PINGANDO

Em 2010 a Assembléia Legislativa renovou seus quadros, iniciando a 17a Legislatura  no Maranhão. São 84 anos de atividades com áureos períodos nas produções legiferantes e debates parlamentares. Para não ser anacrônico cito os debates entre Gervásio Santos(PMDB líder da oposição) e José Bento Nogueira Neves(PFL líder do governo), os discursos de  Celso Coutinho ou Alexandre Junior na legislatura de 1978 à 1982.

Quem assistiu não esqueceu como os esgrimistas tratavam o verbo,temas e teses. O raciocínio lépido e destruidor faziam a audiência delirar a cada réplica ou tréplica. "Sem sombra de dúvidas" foi uma das melhores legislaturas que a Casa de Manoel Bequimão vivenciou na sua história. Alguns como hoje entravam calados e saiam mudos.

A atual legislatura ainda não desceu do palanque das eleições de 2010. Marcelo Tavares começou objetivo e com discursos estruturados, mas a semelhança de Edvaldo Holanda perde-se na forma recorrente das críticas a administração de Roseana Sarney. Falta trabalhar outras estruturas carcomidas na esfera do governo e os organismos corrompidos na microesfera(entorno). Talvez a convivência com o centro do poder ainda não lhe permita visão mais abstraída.

"Fenômeno" recente Magno Nota de Dez impressiona pela coragem. É dos governista o mais corajoso e aguerrido na defesa da Sarney. Parte para o "Vale Tudo" , usando sempre a antítese do reinaldismo. A síntese lhe é favorável no momento pelo esvaziamento dos debates. Cresceu, mas falta estruturar sua participação no Plenário com dados e informações.

Muitos reclamam de dívidas de campanha. Quando "questionados" na entrada, quase todos deputados respondem _ "Tô duro". No final do mandato e lutando por outro _ "Tô mole, pingando um votinho aqui  outro ali" . 



Um comentário:

  1. Anônimo10:30

    ENQUANTO ISSO GRAÇA TAJERA DEITA E ROLA NA EDUCAÇÃO. FALA EM NOME DE ROSEANA SARNEY E CONTINUA SUA SAGA. ABIU UMA REUNIÃO COM GESTORES E DISSE QUE ROSEANA NÃO MESMO MAIS CANDIDATA A NADA E QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ.E QUE ELA GRAÇA (VAI SE APOSENTAR MESMO) E QUE AGORA QUEM QUISER QUE SE SUBMETAR QUEM NÃO ACEITAR PODE CAIR FORA.
    A INOPERÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO É TÃO GRANDE QUE NÃO TEM CONSERTO. OBRIGA-SE FUNCIONÁRIOS A COISA QUE ATÉ O DIABO DUVIDA. A HUMILHAÇÃO É MUITO GRANDE. AQUI NO SÃO FRANCISCO A MAIORIA QUER A SAÍDA DE GRAÇA MAL AMADA. ANUNCIOU POR MEIO DE CATARRINHO QUE NÃO MAIS FAPEMA. RESTA SABER SE TIROU OS SEUS PARENTES DA FOLHA.

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...