8 de março de 2011

SAÚDE NOTA ZERO: CHAPADINHA É O RETRATO DO MARANHÃO

É carnaval sinônimo de alegria e diversão, mas é importante a reflexão sobre a morte prematura de Renan Abreu Lopes, uma criança de apenas um mês internado no Hospital das Clínicas no Município de Chapadinha, vítima do descaso das autoridades do Maranhão.

O pequeno Renan foi internado desde o dia 28 de fevereiro de 2011, como seu quadro de saúde não apresentava melhoras e agravava-se cada vez mais, os pais foram informados que o bebê deveria ser transferido para o Hospital Aliança em São Luís, onde um leito já fora providenciado.

A transferência para a Capital não ocorreu por conta do descaso da Prefeita do Município, bem como da Governadora e do Secretário de Saúde Estado, que cruzam os céus em Helicópteros ou Super-Helicópteros para mansões ou ilhas, mas não providenciam os meios de assistir a saúde do povo do Maranhão.

Renan Abreu Lopes mais uma vítima dessas oligarquias que enriquecem a cada dia, morreu no dia 5 de fevereiro de 2011. Quando os pais foram comunicados do óbito, as plantonistas queriam entregar o corpo em uma caixa de papelão. Indignados Maria Raimunda de Sousa Abreu e Edson Lopes Pereira providenciaram um caixão, conduzindo o corpo para o velório na Vila Isamara.

Durante o velório no dia 05 de março de 2011 foi constatado as 11 horas que a criança ainda respirava, todos tinham esperança de que o pequeno Renan sobrevivesse. Retirado do caixão e levado novamente para o Hospital das Clínicas em Chapadinha, Renan foi colocado no oxigênio e lutou até as 13 horas para viver.

O Conselho Tutelar foi acionado e entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Município, que se prontificou em transferir o bebê para São Luís. Infelizmente a decisão que deveria ter ocorrido desde as primeiras horas do dia 28 de fevereiro de 2011, só aconteceu momentos antes da morte de Renan.

Só para se ter uma noção do problema de Saúde em Chapadinha, a criança vítima do descaso não foi avaliada por nenhum médico pediatra, desde a sua internação em 28 de fevereiro de 2011. Somente em 05 de março de 2011 quando foi retirada do caixão e colocada em um balão de oxigênio no Hospital das Clínicas, o médico pediatra Claúdio Lobato foi deslocado do Plantão do Hospital Antônio Pontes de Aguiar para assistir a criança.

Esse é o melhor governo da vida de Roseana Sarney.

Maiores detalhes no Blog Interligado - Chapadinha/MA do Enedilson Oliveira dos Santos.


Quantos pequenos iguais a Renan perdem a vida pela simples falta de assistência médica especializada ?

Será que se Roseana não fosse Sarney ela teria chegado a terceira idade?

Os olhos destas crianças ficam assustados na presença prematura da morte.

4 comentários:

  1. OBRIGADO AMIGO CÉSAR BELLO !
    Nós CHAPADINHENSES estamos à beira de um COLAPSO na saúde pública.O pior disso tudo é que o MINISTÉRIO PÚBLICO e a CÂMARA LEGISLATIVA calam-se diante dessas MAZELAS.Não pense eles que somente VIDA de pobre é vulnerável.
    QUE O ECO dos SUSPIROS de RENAN desobstruem a CERA DE CORRUPÇÃO dos ouvidos das AUTORIDADES "QUE SE DIZEM COMPETENTES".

    ENEDILSON OLIVEIRA DOS SANTOS
    www.chapadinhaanuncios.com.br

    RETIFICAÇÃO: O médico CLAÚDIO LOBATO(CRM 2543) não é PEDIATRA. Aqui em Chapadinha ser tratado com ESPECIALISTA é "COISA DE LUXO", apesar de receber mais de 2 milhões/mês nessa TAL "SAÚDE PLENA" falta de COMPROMISSO.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:24

    ENEDILSON MANDA O VÍDEO PARA O EMAIL, QUE VAMOS REPERCUTIR. OLHA EU QUERO ACOMPANHAR ESTE CASO COMO BLOGUEIRO E DADVOGADO. CONSEGUE A CÓPIA DO ÓBITO COMA HORA DA MORTE. ISTO É IMPORTANTE PARA APURAR AS RESPONSABILIDADES.ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM NÃO EU TE GARANTO APOIO E SOLIDARIEDADE AOS PAIS DESTA CRIANÇA. APROVEITO ´PARA ENVIAR PESAMES A FAMÍLIA DO COLEGA COUTINHO.

    ResponderExcluir
  3. Macabeu22:23

    Um dia esses Herodes pagarão por isso.

    “Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem”. (Mt 2:17-18).

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22:27

    Macabeu eu só tenho que ler e admirar teu raciocínio. Um abraço.

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...