11 de dezembro de 2010

ENGENHARIA DA CORRUPÇÃO PARTE II

Em todos os setores da Administração Pública do Maranhão existem os burocratas, que após a aposentadoria continuam nos órgãos implementando vícios, condutas desviadas e posturas autoritárias.

Com o famoso refrão "Antiguidade é posto" eles e elas permanecem no comando das Secretarias, colocando os Secretários na "camisa-de força".

Essa raça vem de um longo tempo, participando com a família Sarney do desmonte do Maranhão.

Para a nossa desgraça tem duas Graças( Cutrim na Administração e Tjara na Educação) que pintam e bordam nos governos.

A da Educação é adjunta na área de ensino, tendo como assessora Zélia Mendonça egressa da "escolinha da corrupção de Paço do Lumiar". As duas aprontam no setor, aprovando diárias para"engenheiros", comandados por Alexandre num contrato junto a fundação no valor de R$9 milhões. A última que foi paga pela diarista foi no valor de R$900 mil, sendo pagas "por fora".

É uma aula de corrupção com organograma, calendário e plano de ação.

É tanta sujeira que é preciso separar as áreas de atuação, mas fica claro que toda a estrutura esta contaminada pelas práticas de corrupção e tráfico de influências.

O exemplo e o discurso são de quase 50 anos, com os Sarneys no mando e comando.

Volto com a parte III, relativa a ação das empreiteras.

Haja fedor.




13 comentários:

  1. Anônimo17:22

    César excelente seu trabalho!
    Fiquei entusiasmada e fui pesquisar e veja só o que te abaixo - veja com muito cuidado, inclusive os comentários, você está correto.......BELLO TRABALHO SEU EM PROL DA MORALIDADE. vAMOS DIVULGAR E APURAR.

    ARTIGO DO BLOG DO ITEVALDO->(leia OS COMENTÁRIOS TAMBÉM)- O LINK DE ACESSO É O QUE ESTÁ ABAIXO.

    EDUCAÇÃO E PROPINA 17 maio 2010 ... Quer dizer que erão ótimos, inclusive Eric Marinho, Carmen Aroso e agora viraram corruptos em esquemas com fiscais e apontadores (Cristiano ...
    www.itevaldo.com/?p=4317 - Em cache

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:22

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MARANHENSE
    A administração publica do Brasil, teoricamente, passou por três fases: Patrimonialista, Burocrática e Gerencial.
    No entanto, no Maranhão, ela não sofreu essa mudança, pois ainda é Patrimonialista, ou seja, aquela de herança da época feudal que atende aos interesses da classe dominante, representando mero instrumento de usurpação de poder.
    O Brasil, durante a sua história desde a Colônia até a República, sofreu uma série de evolução nas raízes da Administração Pública, desde o sistema patrimonialista até a gerencial alguns vícios da patrimonialista continuam e são acentuados nos Estados dominados pelas oligarquias. Na República, o poder emanado do povo e onde as oligarquias dominam, ocorre o inverso, o povo passa a ser utilizado pelos governantes para seus interesses.
    Os efeitos do patrimonialismo são a corrupção e o nepotismo que comprometem a finalidade básica do Estado: defender a coisa pública. E assim, não existirá o relativismo custo/benefícios dos projetos para o bem de todos. O Patrimonialismo seria a apropriação da coisa pública transformando-a em coisa privada como se fosse particular e aí o povo perde seu poder e seus direitos de fato. Os serviços e os benefícios em favor da sociedade não são efetivados, os cidadãos perdem sua cidadania e o resultado de tudo isso: impunidade, mau uso do dinheiro público, engodo, subserviência, banditismo político, por fim a miséria social.
    O nepotismo presente é caracterizado pela ausência de concurso público, proliferando confusão entre cargos públicos e os próprios dos parentescos e afinidades entre as oligarquias, uma praga oriunda da monarquia presente ainda no período Republicano. A distorção da finalidade do dinheiro público provinda de tributos e contribuição para assegurarem os direitos à saúde, educação, lazer, habitação daqueles que dependem do dever do Estado é chamado de corrupção.
    Na fase Gerencial, surgiu a necessidade de tornar o Estado um gerente da coisa pública, transformando todas aquelas práticas patrimonialistas e garantindo o bem estar de todos. Houve a necessidade de realização de concurso público, reduzir os custos, controlar os resultados na busca de otimização e aumentar a qualidade dos serviços prestados – tendo como o cidadão principal beneficiado., valendo para a Administração Pública se o cidadão-cliente está tendo suas necessidades atendidas.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:25

    CONT...

    O Estado do Maranhão vive práticas patrimonialistas, ainda não sofreu mudanças estruturais na Administração pública. Não podemos nos enganar com mudanças sem fundamentação teórica. Em 1998, o então ex-minitro Carlos Bresser Pereira, foi um dos responsáveis pela reforma administrativa de na constituição de 88, tendo como princípios: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência que estão presente em um estado Gerencial. É bem verdade que os princípios administrativos não se adéquam as práticas patrimonialistas e no Maranhão como ainda se vive práticas oligárquicas, não há que se falar nesses princípios.
    Vamos aos exemplos.
    A legalidade diz respeito à obediência à lei. Aqui a oligarquia que faz a lei “Aos amigos, os favores da lei; aos inimigos, os rigores dela”.
    A impessoalidade exige a realização de concursos públicos – Pra quê concurso se os cargos devem ser ocupados pelos parentescos? Quando se fala de impessoalidade também se relaciona com finalidade, ou seja, o Estado trabalhará para o interesse público – Pra quê o povo, se temos que assegurar os nossos interesses particulares em detrimento do público.
    A Moralidade como dizia os gregos “nem tudo o que é legal é honesto” para assegurar esse princípio além dos atos serem legais, têm que serem honestos, convenientes e justos. O quê?? Justiça, honestidade?? Não estão em seus dicionários.
    Publicidade, esse princípio obriga o Estado a levar ao conhecimento do povo, detentor do poder, todos os contratos, instrumentos jurídicos e atos como todo, ou seja, transparência total, em regra, não existe sigilo. Pra quê a Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, fiscalizador do Executivo, conhecer a execução do Orçamento Público? A execução da grana do povo pertence à Dinastia.
    Esse princípio também diz respeito à proibição da promoção pessoal de autoridades ou mesmo de servidores públicos pela divulgação de nomes, símbolos ou imagens que tornem identificados esses agentes em atos, programas e obras públicas. A Dinastia se propaga em escolas públicas, ruas, Tribunais de Contas, Hospitais Públicos, pontes e aí vai.
    Eficiência revela que o agente público deve ter práticas pautadas da disciplina, rapidez, prestação do serviço público. Também está muito longe de acontecer.
    De fato para que ocorra mudança na Administração Pública Maranhense é necessário que as práticas dos serviços públicos estejam alicerçadas nesses Princípios da Administração Pública e que as práticas oligarquias finalizem e surjam as gerenciais. No entanto cabe um questionamento: Será que a própria oligarquia seria capaz de transformar suas práticas patrimonialistas nas gerenciais através de uma reforma administrativa?? Mudança de secretários de Estado seria Reforma Administrativa? É mais 4 anos atendendo aos interesses privados em detrimento ao interesse e bem estar do povo.

    Quero ver as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:44

    Quero agradecer e retribuir os comentários pelo excelente nível, mostrando o uso correto dos blog. Estabelecemos uma corrente de cidadania, desatrelada de qualquer interesse e sem soldo para publicação da postagem. Muito obrigado aos senhores que entenderam o sentido do nosso blog, mesmo que em alguns momentos como seres humanos cometamos excessos e devaneios, fatos que poderemos corrigir doravante pelo compromisso que os senhores estabeleceram para o blog. Não perdermos o tom irônico, mas faremos das suas participações pauta de estudose publicações. Quero finalizar este comentário dizendo que me sinto compensado e saber que não clamo só no deserto. Participem, ajudemos o Maranhão livre de interesses e pecunias.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21:59

    Parabéns César você demonstra seriedade e uma voz que nós maranhenses inconformados com tanta pobreza nesse Estado rico precisamos, Voce representa um papel importante em um processo que parece caminhar para o fi e renovar-se pelo tempo tão somente. Não podemos ficar sem o seu alto-falante e como dizia Walter Rodrigues que tanta falta faz, o Maranhão é incompreensível....Seu blog está de alto nível e merece mais e mais ser visto, lido e comentado. Você é coerente e isso nos estimula!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22:38

    Walter Rodrigues nos ensinou que investigar no jornalismo exige independência e posicionamento firme. Não tenho a experiência e a inteligência do Walter, mas muitas vezes quando estou postando matéria tenho sua verme como exemplo a seguir. Creio que seus ensinamentos frutificaram em vários maranhenses que com ele conviveram. Sei que o caminho é longo, árduo e perigoso, exigindo atenção e sacrifícios, mesmo que entre estes esteja as nossas vidas.Quero lhe dizer que pensando e agindo da mesma forma existem outros que precisamos descobrir e projetar, para que o alvo de individual passe a coletivo, impedindo assim a ação e tocais, pois mesmo que eles acabem um fruto não poderão impedir a colheita. Muito obrigado pelo link ao Walter que não me invaidece, mas aumenta minha responsabilidade e compromisso. Participe sempre fazendo o blog ser lido, comentado e assim projetarmos outros companheiros. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:44

    Desculpem o "invaidece" ao invés de envaidece coisas de Cesar. Os erros mostram o quanto somos passíveis de falhas, mas vê-los e admiti-los é o que dá significado a vontade de melhorar sempre e não ignorá-los.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo00:03

    César fui ao blog do Itevaldo na internet e para colaborar(e evitar que apaguem lá) vou abrir os dizeres dele no artigo de maio citado ......"EDUCAÇÃO E PROPINA "......veja o texto......

    “Rindo o colega me perguntou em quanto que eu iria ‘morrer’ 25 ou 30%”, essa frase encerra o diálogo de dois empresários da construção civil que buscam habilitação na sobras da Secretaria de Estado da Educação, comandada por Anselmo Raposo (PT).


    Recebi de um dos empresários todo o relato de uma conversa sua e do Chefe da Unidade Gestora da Seduc identificado por “Dr. Dilton”. Os dois conversaram na semana passada na sede da secretaria.

    O empresário foi a Seduc após saber por amigos que na secretaria haveria uma lista de obras a serem licitadas por carta-convite. Indicaram ao empresário que a pessoa certa na Seduc seria o “Dr. Dilton”.

    Ao encontrá-lo, “Dr. Dilton” se apresentou como: “o Chefe da Unidade Gestora da secretaria, que de inicio fez questão de mencionar que era “amigo e a pessoa do Secretário”, relatou o empresário.

    Após identificar-se como “pessoa” de Anselmo Raposo, o “Dr. Dilton” declarou ao empresário que “que tinha várias obras para acontecer, e que o tempo era curto e que “eles” estavam precisando de parceiros. Que tinha em suas mãos uma lista de obras (carta convite) e se eu tivesse interesse, seria fácil ele me “dá algumas dessas”, revelou o empresário.

    Adiante, o “Dr. Dilton” afirmou que: “estamos num ano de eleição e que como eu deveria saber a gente estava ali pra ‘se ajudar’ e que ele poderia me ajudar, ‘dando algumas obras’, e claro, eu teria que retornar uma pequena contribuição de 30% que seria uma ajuda para o Partido dos Trabalhadores”, avisara.

    Após as propostas, o “Dr. Dilton” sugeriu que o empresário pensasse e que ele verificaria quais as obras seriam ofertadas as cartas-convite.

    O empresário se despediu e ouviu de “Dr. Dilton” que ele voltasse já com “os dados para mandar fazer a carta-convite”.

    Ao deixar a sede da Seduc, o empresário cruzou com um colega, com obras já feitas no governo estadual. O amigo indagou ao empresário se ele também estava trabalhando para a Seduc. O empresário disse que estava tentando, após uma conversa com o gestor da área.


    Ao amigo relatou o empresário: “achei a conversa muito esquisita, até porque nem nos conhecíamos”. Do amigo ouviu, “acertei duas obras, mas que tive que retornar 25% por uma e 30% pela outra”.


    Tenho o secretário Anselmo Raposo em boa conta. Quanto aos seus amigos “doutores”…

    ResponderExcluir
  9. Anônimo00:10

    CONTINUAÇÃO - ALGUNS COMENTÁRIOS EXTRAÍDOS DO ARTIGO EDUCAÇÃO E PROPINA ALERTADO PELO COMPANHEIRO ITEVALDO PARA MELHOR COMPREENSÃO DE TODOS....CÉSAR VEJA COM CARINHO O TEOR.....

    sérgio mac Diz:
    Queria fazer uma denúncia sobre o esquema de corrupção denunciado e pedir que ela venha a público.Essa denúncia tem fundamento, mas não está completa. Existe um esquema na Secretaria de Educação que é o seguinte: O Supervisor de Projetos, parente da Prof. Carmem Cassas, CRISTIANO, é um dos mais corruptos e exige descaradamente propina dos empreiteiros para “encher” as planilhas de serviços e fazer as medições das obras, juntamente com outro corrupto, Supervisor de Fiscalização, Rogério. Eles são conhecidos dos empreiteiros e fazem “dobradinha”. São protegidos pela Secretária Adjunta de Suporte ao Sistema Educacional, CARMEM CASSAS. O Superintendente do SUPEJUR, ERIC, negocia os percentuais que recebe das licitações em que há rodízio das empresas vencedoras. Detalhe: todas essas pessoas são da gestão do secretário César Pires, que foram mantidas mesmo após a sua saída, sendo que o secretário professor Anselmo Raposo nem sabe desse esquema de corrupção. Agora que já sabe deve tomar providências contra esses corruptos.

    17-05-2010 / 21:32

    Fernando Costa Diz:
    As acusações do Sérgio são graves e dignas de investigações por parte do MP.

    17-05-2010 / 22:19

    joao Diz:
    o sr. dilton da seduc na verdade e filiado no PDT, ou seja um verdadeiro balaio no governo Roseana ele era o gestor da Hemomar de onde foi demitido recentemente também por varios esquemas em licitções amplamente divulgadas.

    17-05-2010 / 22:49

    Antonio Lima Diz:
    Itevaldo,

    Causa nojo e repugnância toda essa corrupção deslavada que ocorre nas entranhas da administração pública… São denúncias graves e que não podem ficar sem uma investigação profunda para que essas pessoas seja estirpadas da vida pública. A CGE, a AL, o TCE, o MPE, o TCU e todos os agentes de ficalização devem vir a público e dizer o que realmente está ocorrendo na genstão e na aplicação dos recursos por esses órgãos. Se esse expediente é comun nesse meio deve ser eliminado e os responsáveis devem prestar contas com a justiça, por ser esse um câncer que já não deveria mais existir entre nós.

    17-05-2010 / 23:08

    Rodrigo Diz:
    Essa turma da Gestão Passada não pode ser queimada desse jeito. Quer dizer que erão ótimos, inclusive Eric Marinho, Carmen Aroso e agora viraram corruptos em esquemas com fiscais e apontadores (Cristiano e Rogério)?
    Isso só pode ser coisa de empreiteiro que não ganha licitação ou até mesmo pura invencionice.
    Prof.Raposo não vai deixar barato e vai apurar eu tenho ceteza, mas também não pode condenar pessoas inocentes.As pessoas merecem respeito, minha gente!
    É melhor um bom debate, que essa falta de respeito, de qualquer modo, vale investigar e que cada um responda pelo que faz e jamais usem nome alheio para isso!

    17-05-2010 / 23:40

    Márcio Muniz Diz:
    Vocês dveriam envergonhar-se, que dizer que este esquema vem da gestão do Prof.César Pires e ninguém denunciou, somente agora na gestão do Prof. Anselmo Raposo é que as denúncias acontem? o Professor não tem nem um mês na Secretaria, e já chovem denúncias com nomes e tudo? Isso tá parecendo coisa de empreiteiros despeitados mal acostumados e que agora nesta gestão não estão tendo muita chance de continuar mamando nas têtas do Governo e por este motivo pretendem desmoralizar a gestão da secretaria que agora pertence ao PT. É no mínimo suspeito que somente agora se comente isso e justamente na secretaria que possui mais destaque e onde o secretário está mostrando a que veio, onde foi quebrado contrato com empreiteiros safados que receberam dinheiro para construir e nada fizeram. Sejammais prudentes antes de atacar e levantar fofoca sem provas documentais.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo03:14

    Rapaz o negócio já vem desde Cesar Pires com essa dupla ou é anterior. Eles parecem dominar o assunto e fazerem o "rachid", pois todo Secretário que entra come no mesmo prato sujo dos "brutos". Daí não poderem cuspir no prato que eles comeram. Amanhão vou trabalhar essa matéria. Um abraço e fica de olho aberto, vou fechar um pouco os meus(dormir), já são 3:30 e eu espantado com toda essa lama não consigo dormir. Um abraço e fica de KSJ.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo03:21

    Rapaz amanhã vou fazer uma postagem com esse diálogo macabro dos empreiteros, um deles ainda saiu rindo. Isso é para um cabra sério chamar a polícia. Agora o diabo é a Polícia querer levar quem denúncia. Para dar certo só a Federal. Um abraço e obrigado por facilitar o link de Itevaldo com os comentários, pois é assim que se estabelece uma ampla divulgação com a participação de todos.

    ResponderExcluir
  12. Macabeu21:23

    Meu caro,
    No comentário sobre Walter Rodrigues, está escrito, verme, não seria VERVE, conserta ai.
    Ok.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:52

    Macabeu de fato, mas o conteúdo não deixa outro sentido a não ser o da criação e do talento de Walter Rodrigues.Um abraço parceiro.

    ResponderExcluir