24 de agosto de 2010

DE GERÔ AO PROMOTOR NADA MUDOU(PARTE I).

Há décadas as ações das Polícias no Maranhão são questionadas, a origem nas milícias corromperam a Instituição Militar desde seu nascimento. A maioria dos governadores, não tiveram a preocupação com o preparo dos seus membros, até porque é por sua falta que são utilizados. No Governo Sarney as Policias serviram ao latifúndio, participando da expulsão, prisão e morte dos posseiros. Manoel da Conceição é história viva destas ferocidades.
Neste período destacam-se figuras como Sargento Furrupa e Jeremias na Polícia Militar. Os Delegados Hilmar Raposo e Pedro Gonçalves na Polícia Civil, lembro-me de presenciar alguma demonstrações de autoritarismo e desrespeito aos direitos Humanos. Naquele tempo, a ditadura transformava os policiais em aparelhos, que se infiltravam nas células sociais. Jornalista eram espancados nas praças públicas e outros seviciados, com cacetetes nas praias desertas.

Seguiram-se os Governos de Pedro Neiva de Santana e Osvaldo da Costa Nunes Freire, complacentes com as ações das Polícias e a proliferação dos delegados "calça curta". A frente da Segurança imperam os Coronéis de Polícia, no campo os grileiros aliam-se a pistolagem. As cidades de Imperatriz, Santa Inês e Bacabal importam e exportam matadores de aluguel, que aterrorizam os lavradores. Eles ganham notoriedade, passando então a almejarem cargos políticos, fato que mais tarde vem se consumar.

Analiso em duplas por ser mais didático .Eles se assemelham as duplas sertanejas que cantam com notas diferentes, a mesma melodia. Vem a seguir João Castelo e Luís Rocha, cuja inovação foi colocara frente da Segurança Pública Civis.Agora não se usa mais o cacetete de borracha, mas a selvageria corre solta, exemplo histórico foi a pancadaria promovida no lombo dos estudante, quando da realização da greve pela meia passagem pelo então governador João Castelo. Do Loia ficou o aumento dos soldos e dos saldos de ações violentas.

Cafeteira e Lobão passaram pela Segurança Pública como "A Vovozinha e o Lobo Mau", o primeiro com os olhos bem grande nas reformas da Penitenciária , o segundo como Lobo Mau dos novos contratos na área de alimentação. Neste período das "mãos nos jarros" e dos percentuais malvados, a mídia começa a tentar justificar as ações da Polícia. O Tigre vai entrar em ação, Luís Moura se transforma em ouro, os primeiros pacotes de felicidade da era Roseana são gerados aqui.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário